A Comissão de Direito Previdenciário Regime Geral da OAB/SC acompanha o retorno das atividades presenciais de forma gradual nas agências do INSS em toda Santa Catarina a partir desta segunda-feira (14). Atuando incessantemente desde março, quando os primeiros casos de Coronavírus foram confirmados no Estado, a Seccional segue articulando em busca da evolução completa, até o fim deste ano, da prestação dos serviços para a advocacia catarinense e os segurados, com responsabilidade e segurança sanitária para todas as pessoas.
Ao mesmo tempo em que há esse avanço, a Comissão de Direito Previdenciário Regime Geral da OAB/SC informa que está ciente do prejuízo causado à população não atendida e com agendamentos marcados e confirmados para a reabertura do INSS nesta segunda-feira (14) devido à posição da Associação Nacional dos Peritos de comunicar de última hora o não retorno ao trabalho, fazendo com que muitas pessoas se deslocassem às agências na data de hoje, causando revolta entre os segurados.
Diante da situação, e mantendo a interlocução com o INSS, o presidente da Comissão de Direito Previdenciário Regime Geral da OAB/SC, Jorge Mazera, entrou em contato com a Superintendência Regional Sul do órgão, que prevê a volta das perícias médicas para a próxima semana. Portanto, a orientação para os segurados lesados é a de providenciar o reagendamento da perícia pela Central 135 ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’.
“Durante os seis meses de pandemia, a Comissão atuou para preservar os direitos dos advogados e dos segurados. É importante frisar que a OAB/SC já manifestou seu posicionamento contra qualquer possibilidade de realização de greve ou paralisação dos trabalhos no INSS justamente por saber dos impactos drásticos para a advocacia previdenciária e para os segurados”, afirmou o dirigente.
Consulte aqui as agências abertas em Santa Catarina: https://covid.inss.gov.br/
Assessoria de Comunicação da OAB/SC