O advogado Osmar Nunes Junior é o novo desembargador do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A posse do magistrado ocorreu na noite desta quarta-feira (19), em Florianópolis, com a participação da OAB/SC.
O presidente da Seccional, Rafael Horn, comemorou a definição da vaga, que seguiu os critérios do Quinto Constitucional. “A posse do advogado mais votado na Seccional e no Tribunal de Justiça, ex-presidente de Subseção e ex-conselheiro estadual, permite à advocacia catarinense celebrar a reocupação de uma vaga que estava em aberto por mais de dois anos, preenchida por um colega que muito bem representa a classe e sua instituição”, enfatizou.
Ao atender a imprensa, Osmar Nunes Júnior enalteceu a advocacia catarinense e falou de suas expectativas acerca dos novos desafios de sua função no Judiciário. “Vejo que a advocacia pode contribuir muito com o Tribunal de Justiça, ainda mais aquele profissional que sempre realmente advogou, como foi o meu caso, em quase 30 anos advogando. Então a experiência do dia-a-dia, o contato com processos, casos, clientes, histórias, tudo isso somado a certo conhecimento e a um bom comportamento, certamente ajudarão nas futuras decisões do TJSC, e esse é meu compromisso: de tentar contribuir com a experiência adquirida na advocacia ao lado dos meus pares aqui no Tribunal”, disse.
Já em seu discurso, o desembargador reiterou suas expectativas diante do novo cargo e conclamou o público pela valorização da democracia. “Assumo o compromisso com muita paciência e com muita determinação, de dedicar-me todos os dias, para cumprir essa tarefa com a maior dignidade possível, ao lado de pares tão honrados a quem rendo a todos publicamente as minhas homenagens. O que me assusta é o fato de que muitos não valorizam essa conquista do passado. Temos que ter consciência de que muito sangue se esvaiu, muitas vidas se perderam, muitas famílias se acabaram, para que hoje pudéssemos estar aqui exercendo esses direitos, inclusive, celebrando a posse de um desembargador que foi eleito em um processo absolutamente democrático em todos os seus andares”, destacou.
O presidente do Tribunal catarinense, desembargador Rodrigo Collaço encerrou a sessão de posse saudando o novo magistrado. “Temos plena confiança de que o desembargador Osmar inicia hoje uma caminhada de felicidade e realização. Parabéns à sua excelência, parabéns à sua família. Vamos confraternizar junto ao homenageado de hoje, a quem dedicamos nossas felicitações”, disse.
Osmar Nunes Júnior tem 54 anos e é natural de Araranguá. Bacharel em Direito (1989); pós-graduado em Direito Penal (1993); mestre em Ciência Jurídica (2004). Na OAB/SC, foi vice-presidente da Subseção de Balneário Camboriú no triênio 1998-2000; conselheiro estadual de 2001 a 2003; integrante da Comissão de Estudos da Legalidade e Funcionamento da Vara de Exceção para Cobrança de Débitos Fiscais da Comarca de Balneário Camboriú em 2003; membro da Comissão de Defesa e Assistência da OAB/SC entre 2004 e 2006; presidente da OAB Balneário Camboriú no triênio 2004-2006; e conselheiro estadual da Seccional novamente em 2007 até 2009.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC