Proporcionar segurança aos profissionais de advocacia, garantir uma aposentadoria digna especialmente àqueles que vivem exclusivamente da profissão, retorno sobre o investimento e salvaguarda do patrimônio. Esses são alguns dos objetivos do OABPrev-SC plenamente atingidos em 2019, quando a rentabilidade líquida foi de 8,83% (148% do CDI), com índice mensal de aproximadamente 0,73%.
As estratégias seguras nos investimentos garantiram a rentabilidade em um ano e, no período, os ativos aumentaram 14,8%, com mais de 8.300 participantes ativos e 96 participantes em gozo de benefício. Os participantes que pensam no futuro aplicando recursos no fundo de previdência da advocacia catarinense se saíram melhor do que quem optou pela tradicional poupança, que rendeu apenas 4,35% no ano, e também para quem tem investimentos em CDB o CDI fechou o ano em 5,97%.
Segundo o diretor financeiro e administrativo, Yuri Engelke, comparando os resultados acumulados dos últimos três anos, a entidade entregou aos participantes uma rentabilidade acumulada de aproximadamente 25,52%, enquanto o CDI é de aproximadamente 22,34% e o índice de referência (INPC+4,24%) de 24,92%, consolidando os ótimos números apresentados.
“O resultado foi alcançado a partir de estratégias seguras e sem perder de vista os princípios que guiam nossa política de investimentos: segurança, rentabilidade e liquidez, ” afirmou o diretor. Ele lembrou que os principais investimentos do plano foram concentrados em papéis de baixo risco de crédito, principalmente no segmento de Renda Fixa, com destaque nas aplicações em Notas do Tesouro Nacional (NTN-B) de emissão do Tesouro Nacional e rendimentos corrigidos pela inflação mais juros.
Também devido à redução de taxa de juros – a Selic atingiu a mínima histórica de 4,5% ao ano – foram criadas estratégias de investimentos de renda variável e multimercados estruturados com objetivo de ter um retorno maior, porém esses tipos de investimentos tem um grau de risco elevado comparado aos investimentos de Renda Fixa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC