O Centro de Apoio Profissional (CAP), espaço de coworking para advogados disponibilizado pela CAASC no centro de Florianópolis, foi reformado e recebeu um posto de atendimento da Central de Inclusão Digital da OAB/SC. O CAP conta agora com 32 estações de trabalho, com telefone, internet, computador, impressora, material de escritório, material didático para consulta de legislação e secretária.
Há sete anos coordenadora do CAP, Lucimari Spuldaro Pedro, que também gerencia as clínicas de saúde da CAASC no Estado, resume o serviço dizendo que “a gente dá a isca e o anzol para o advogado pescar”. O trabalho no CAP a motivou, inclusive, a cursar a faculdade de direito. Hoje bacharel, ela lembra que várias parcerias já foram criadas entre jovens advogados que se conheceram trabalhando no CAP. “O advogado não precisa de nada para trabalhar aqui. E além da estrutura, há um fator muito importante, que é ter um endereço comercial fixo”, explica.
Lucimari conta ainda que o espaço, nos anos 90, portanto antes de ser transformado em CAP, abrigou aulas de informática para advogados. “Cada tempo tem sua demanda. Nos anos 90, a informática era novidade e as pessoas precisam aprender a usar o computador. Hoje esse desafio de aprendizado é com relação ao processo eletrônico, e novamente este espaço serve para auxiliar o advogado”, afirma. Os funcionários do CAP são capacitados para ensinar os advogados a utilizar o processo eletrônico.
“Esta é uma estrutura que muito nos orgulha. Não há Caixa de Assistência no País com essa estrutura. Nossa decisão de ampliamos o espaço foi para viabilizar ainda mais sua utilização”, disse o presidente da CAASC, Paulo Brincas, que recebeu a Diretoria da OAB/SC e Conselheiros para a reinauguração do espaço. O presidente da Seccional, Tullo Cavallazzi Filho, lembrou que facilitar a vida do jovem advogado é uma das prioridades da gestão. “Este ambiente coletivo é sensacional por conta da troca de experiências. A advocacia de Santa Catarina cresce com isso”. O espaço está disponível para uso dos advogados com até cinco anos de inscrição na OAB/SC, por um período de até dois anos, até quatro horas por dia (mediante mensalidade). Profissionais com mais de cinco anos de carreira podem utilizar gratuitamente por até uma hora, mediante agendamento.
Há um ano na profissão, a advogada Cherranea Gama diz que graças ao espaço oferecido pela CAASC já recebeu demandas de três ações judiciais. “Meus clientes viram que eu tinha endereço e já vieram me procurar, sem marcar horário. Quando chegaram eu não estava aqui, mas a secretária do CAP me ligou e cheguei em 10 minutos”, lembra a profissional, que atua nas áreas civil, de família e previdenciária.
As advogadas Luíza Búrigo Volpato e Luize Seraphim Benedet trabalham e atendem clientes no CAP. Profissional há dois anos, Luíza usa o espaço há um ano e quatro meses. “Este é meu escritório, minha casa. Compartilhamos o espaço da mesma forma que num escritório de sociedade”, diz Luíza. “Aqui trocamos informações com outros advogados, e isso é muito importante”, completa Luize. As duas advogadas, que atuam em direito de família, observam que, para elas, o compartilhamento de experiências entre os profissionais é fundamental por ser uma área onde a jurisprudência é bastante utilizada nos tribunais.
Onde fica:
Endereço: Rua Felipe Schmidt, 390, sala 1010 (Galeria Comasa), Centro de Florianópolis
Telefones: (48) 3222-5860 / (48) 3025-3860 / (48) 3223-6876 / (48) 3222-1718
E-mail: escritoriovirtual@caasc.org.br