O Conselho Pleno da OAB/SC aprovou por unanimidade e aclamação, na tarde desta sexta-feira (25), a concessão da Medalha João Baptista Bonnassis ao advogado Silvio Saul Müller.
A Medalha João Baptista Bonassis foi instituída em 1992 e é o reconhecimento máximo da Seccional aos advogados que prestaram relevantes serviços à Justiça, ao Direito, à OAB ou ao aperfeiçoamento das instituições e às causas sociais.
O processo para indicação da Medalha João Baptista Bonnassis teve como relator o conselheiro estadual Pedro Adilão Ferrari Júnior. “Falo em nome dos quase dois mil advogados de São José. Resolvemos homenagear esse profissional que muito fez história na OAB São José e em nossa Seccional”, reiterou Ferrari Júnior.
A presidente da Subseção de São José, Herta de Souza, destacou que Müller foi o primeiro presidente da Subseção e que sempre se dedicou à Ordem. “E ele continua a se manter presente em nossos eventos da OAB São José. Sempre procura estar conosco. Nossa Subseção apoia totalmente o seu merecimento a essa grande honraria”, ressaltou.
A conselheira federal da OAB/SC Sabine Müller, filha do homenageado, falou em nome do pai, e agradeceu a homenagem. “Quando a OAB de São José não tinha sede, as reuniões e encontros eram realizados no escritório do meu pai. Ele merece essa homenagem, já tão sonhada por ele que, até hoje, continua atendendo aos seus clientes, mesmo lutando contra um câncer”, afirmou.
O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, enalteceu a decisão unânime do Conselho Pleno: “Saul é merecedor de todas as homenagens. Sinto-me feliz por outorgar, nesta gestão, essa premiação e grande homenagem como um agradecimento a sua história de vida na OAB Santa Catarina”, reiterou.
Sobre o advogado Silvio Saul Müller
Silvio Saul Müller, nascido em 26/07/1946, natural de Palmitos, advogado inscrito na OAB/SC sob o n. 1822 desde 1974, atualmente com 74 anos de idade. Começou a carreira da advocacia no Oeste Catarinense, advogando junto as Comarcas de Palmitos, São Miguel do Oeste, Maravilha, Pinhalzinho e Chapecó.
Em 1979, transferiu-se para Capital para ocupar o cargo de Chefe de Assessoria Jurídica da Secretaria do Trabalho e Integração Política do Governo de Santa Catarina a convite do então Governador Jorge Bornhausen. Em 1982 montou seu próprio escritório de advocacia em São José e Palhoça. Participou da criação e instalação da 28ª subseção – Palhoça, fundou e ocupou os cargos de Presidente da 29ª (subseção São José) por três vezes.
Foi Conselheiro Estadual, foi eleito e ocupou o cargo de Secretário-Geral da Seccional OAB/SC, tendo sido nomeado Presidente da 2ª Câmara Julgadora no triênio 1998/2000; na mesma gestão, assumiu interinamente a Presidência da Seccional OAB/SC de 26/06/1998 a 07/07/1998. Muito embora tenha, em 26.07.2016 atingido a condição de Advogado Remido (jubilado), ainda continua advogando até os dias atuais no escritório o qual é sócio-fundador (Silvio Saul Müller e Advogados Associados).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC