Membro honorário vitalício e conselheiro federal da OAB Santa Catarina, Rafael Horn foi eleito vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A eleição da diretoria que conduzirá o CFOAB pelos próximos três anos (2022/2024) ocorreu nesta segunda-feira (31), em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube. O advogado catarinense compôs a chapa “OAB de Portas Abertas”, presidida por Alberto Simonetti. A composição recebeu um total de 77 votos, o que correspondeu a pouco mais de 96% do quórum.
“É uma honra ser o primeiro advogado catarinense a estar na vice-presidência da OAB nacional. Também é uma enorme responsabilidade estar ao lado do meu irmão Alberto Simonetti para representar a advocacia nacional neste momento pelo qual precisamos de uma OAB forte, apartidária e que esteja conectada com a classe e, principalmente, com a sociedade civil”, declarou Horn ao final do pleito.
“O indiscutível trabalho de Rafael à frente da nossa Seccional nos últimos três anos, trazendo inovação, inclusividade e conquistas inéditas para advocacia catarinense, alçou-o à diretoria do Conselho Federal, onde não tenho dúvidas de que terá uma atuação igualmente brilhante, representando advogados e advogadas de Santa Catarina”, ressaltou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, que esteve em Brasília prestigiando a eleição do colega.
Como foi a eleição
A eleição da nova diretoria do CFOAB é realizada através do voto direto dos 81 conselheiros federais da instituição, sendo três de cada um dos Estados brasileiros e do Distrito Federal. Neste ano, somente a chapa “OAB de Portas Abertas” conseguiu preencher os requisitos necessários para se inscrever e participar do pleito, um deles consistiu na obtenção do apoio de 26 das 27 Seccionais da OAB.
Os conselheiros federais da OAB foram chamados de três em três na noite desta segunda-feira (31), de acordo com a ordem alfabética das bancadas estaduais, para depositarem os seus votos de forma individual em uma urna posicionada no Salão Nobre da sede do CFOAB. Por Santa Catarina, votaram os conselheiros federais Maria de Lourdes Bello Zimath, Pedro Miranda de Oliveira e Rafael de Assis Horn.
Além do presidente e do vice-presidente nacional da OAB, também foram eleitos os demais membros da nova diretoria do CFOAB: a secretária-geral, Sayuri Silva de Otoni; a secretária-geral adjunta, Milena da Gama Fernandes Canto; e o tesoureiro, Leonardo Pio da Silva Campos. A cerimônia oficial de posse dos diretores está prevista para ser realizada nesta terça-feira (1º), a partir das 10h, em Brasília.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC