Membro honorário vitalício da OAB Santa Catarina, Rafael Horn assumiu a vice-presidência nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, encerrando com o jejum de 29 anos sem representantes da advocacia catarinense à frente da entidade máxima da classe no País. A cerimônia de posse dos novos diretores e dos conselheiros do CFOAB foi realizada na manhã desta terça-feira (1º), em Brasília. Horn compôs a chapa “OAB de Portas Abertas", presidida pelo advogado Alberto Simonetti. A composição foi eleita com 77 votos, o que correspondeu a 96,25% do quórum.
Após assinar o termo de posse no cargo de vice-presidente da OAB, Rafael Horn reiterou o compromisso da nova diretoria em conectar a entidade com a advocacia brasileira. “Os advogados e advogadas brasileiras carecem de uma OAB apartidária, íntegra e principalmente unida na missão de garantir o pleno exercício da profissão e valorizar cada vez mais a advocacia em nosso País”, afirmou.
Horn disse estar honrado em ser o primeiro advogado catarinense a estar na vice-presidência da OAB, após dez mandatos sem um representante de Santa Catarina na diretoria do CFOAB. "Este momento somente se tornou possível graças aos colegas que acreditaram no modelo de trabalho que implementamos em nosso Estado e agora buscaremos levar para todo o Brasil”, ressaltou.
O presidente nacional da OAB, Alberto Simonetti, em seu discurso de posse clamou pela “união verdadeira” da classe. “Somente a união nos levará a transpor toda essa tragédia que o mundo teve de experimentar. Levem como repercussão para todo o Brasil, que a nossa Ordem é união. Porque a união constrói; a união salva; a união educa. Viva muito, mas viva demais a OAB”, asseverou.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, acompanhou a cerimônia de posse dos diretores e conselheiros do CFOAB. “O trabalho de Rafael à frente da nossa Seccional nos últimos três anos trouxe inovação, inclusividade e conquistas inéditas para a advocacia catarinense. Ele terá uma atuação igualmente brilhante que representará a todos nós, advogados e advogadas de Santa Catarina”, declarou.
Catarinenses na diretoria do CFOAB
O último advogado de Santa Catarina a exercer uma função na diretoria do CFOAB foi Werner Backes, de Criciúma, que atuou como tesoureiro nacional da OAB entre os anos 1993 e 1995. Na vice-presidência nacional da OAB, além de quebrar com o jejum de 10 mandados (que totalizam 29 anos), Rafael Horn estará à frente de um cargo nunca antes ocupado por um representante da advocacia catarinense.
Durante a cerimônia desta terça-feira (1º), os demais membros da diretoria do CFOAB tomaram posse oficialmente dos seus cargos: a secretária-geral, Sayuri Silva de Otoni; a secretária-geral adjunta, Milena da Gama Fernandes Canto; e o tesoureiro, Leonardo Pio da Silva Campos.
Os novos conselheiros federais do CFOAB também foram empossados. Por Santa Catarina, tomaram posse Maria de Lourdes Bello Zimath, Pedro Miranda de Oliveira, Gisele Lemos Kravchychyn, Gustavo Pacher e Rejane da Silva Sanchez.
Eleição
A eleição da nova diretoria do CFOAB foi realizada na noite desta segunda-feira (31), em Brasília. Os conselheiros federais da OAB elegeram os candidatos da chapa “OAB de Portas Abertas” para conduzirem a entidade máxima da classe no País pelos próximos três anos. A composição obteve 77 votos, o que correspondeu a exatamente 96,25% do quórum.
Sobre Rafael Horn
Natural de Florianópolis, Rafael Horn é advogado, graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua trajetória junto à OAB Santa Catarina começou em 2007, quando foi eleito secretário-geral da instituição. Horn deixou o cargo em 2009, para assumir a função de Conselheiro Federal da OAB, representando a Seccional catarinense em Brasília.
Após cumprir o mandato como conselheiro, Horn assumiu a tesouraria da OAB/SC em 2016. Nessa posição, foi responsável por implementar os até então inéditos portais da Transparência e de Compras de Bens e Serviços na Seccional. O advogado foi eleito para o seu quarto mandato em 2019, desta vez para o cargo de presidente da OAB Santa Catarina.
Horn esteve à frente do time que realizou uma verdadeira transformação na OAB/SC, convertendo a maior crise da história em oportunidades para a advocacia. O novo vice-presidente nacional da OAB terá a missão de aproximar os advogados e advogadas catarinenses do CFOAB, levando para Brasília a forma independente de atuação e o modelo inovador de trabalho da Seccional de Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC