A sabatina pública dos candidatos à vaga de desembargador para o Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC) pelo Quinto Constitucional da Advocacia, marcada para às 10h30 desta sexta-feira (3), vai ser transmitida ao vivo pelo canal da OAB/SC no YouTube. O Conselho Pleno da Seccional começará o julgamento de impugnações e recursos relacionados às candidaturas deferidas pela Comissão Eleitoral a partir das 8h30, depois da homologação haverá o sorteio da ordem da arguição dos candidatos.
Estão previstos 15 minutos de fala para cada candidato durante a sabatina pública. Os candidatos terão três minutos (não cumulativos) para se apresentarem e, ainda, 12 minutos para responder às perguntas sorteadas pela Comissão Eleitoral e encaminhadas pelos conselheiros estaduais da OAB/SC.
A Seccional catarinense vai eleger 12 candidatos, após o término da arguição. Os nomes serão submetidos à votação direta e on-line dos advogados e das advogadas de Santa Catarina, que por sua vez definirão os candidatos que irão compor a Lista Sêxtupla para a vaga de desembargador no TJSC.
Inovação e democracia que continuam
Essa será a segunda vez que a advocacia escolherá diretamente quais candidatos devem compor a Lista Sêxtupla. No último pleito recente, realizado em 21 de julho, mais de 10 mil advogados participaram da votação por meio de sistema eletrônico auditável em parceria com a UFSC, na qual a apuração foi transmitida ao vivo pelo canal da OAB/SC no YouTube. Na oportunidade, o advogado Diogo Pítsica, agora já empossado desembargador do TJSC, foi o mais votado pela classe.
Como funciona a sabatina
Depois da apresentação e da sabatina pública dos candidatos nesta sexta-feira (3) o Conselho Pleno da Seccional procederá com a formação da lista de 12 nomes através de votação, a qual contará com a participação de conselheiros titulares e membros honorários vitalícios com direito a voto presentes à sessão. O escrutínio se dará por até quatro vezes, caso um ou mais candidatos não obtenham a votação mínima.
Se a lista não tiver sido formada no primeiro escrutínio, os candidatos remanescentes concorrerão nas votações seguintes. Concluído o quarto escrutínio, se a lista ainda não tiver sido completada, serão considerados escolhidos os candidatos que nele obtiverem maior votação. Em caso de empate, será escolhido o candidato com a inscrição mais antiga e, persistindo o empate, o mais idoso.
Você pode conferir todas as informações sobre o certame clicando aqui.
Veja, abaixo, a lista de inscritos deferidos pela Comissão Eleitoral:
1) ANTONIO ROBERTO DE GODOY FILHO (OABSC 31956) – ITAJAÍ
2) FABIO SCHUTEL LACERDA (OAB/SC 22632) – FLORIANÓPOLIS
3) GIOVANI DE LIMA (OAB/SC 13099) – JOINVILLE
4) ILDO PORTZ (OAB/SC 6317) – JOAÇABA
5) MARCOS FEY PROBST (OAB/SC 20781) – FLORIANÓPOLIS
6) MARCOS LUIZ RIGONI JUNIOR (OAB/SC 8380) – FLORIANÓPOLIS
7) PATRICIA ULIANO EFFTING – OAB/SC 13344 – TUBARÃO
8) PAULO ROBERTO AMADO JUNIOR (OAB/SC 25777) – BRUSQUE
9) RICARDO HOPPE (OAB/SC 13801) – PINHALZINHO
10) ROMUALDO PAULO MARCHINHACKI (OAB/SC 9430) – BLUMENAU
11) SAÍLE BÁRBARA BARRETO DA SILVA (OAB/SC 18136) – FLORIANÓPOLIS
12) SORAIA PETERS FORMENTIN (OAB/SC 25960) – TUBARÃO
13) WALMOR CARLOS COUTINHO (OAB/SC 8229) – TUBARÃO
14) WILLIAM MARCELO BORGES PIVA (OAB/SC 20534) – JOINVILLE
Assessoria de Comunicação da OAB/SC