Concluindo mais uma etapa do processo de escolha do Quinto Constitucional mais democrático da história da OAB/SC, a lista sêxtupla para a vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional foi entregue pelo presidente da OAB/SC, Rafael Horn, ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Ricardo José Roesler, no início da tarde desta sexta-feira (25). Mais de 10 mil advogados e advogadas de Santa Catarina participaram da eleição por meio de voto direto, secreto e on-line na última segunda-feira (21).
Agora, o TJSC deverá eleger uma lista tríplice a partir dos seis mais votados. Em seguida, caberá ao governador do Estado definir quem será o novo desembargador. A decisão deve ser divulgada nos próximos dias.
Horn ressaltou que houve serenidade e tranquilidade durante todo o processo. “Conseguimos legitimar o nosso representante e quem ganha é a advocacia como um todo, a sociedade e a democracia. Foi uma eleição histórica e inovadora”. O presidente da Seccional ainda agradeceu, em nome dos advogados e das advogadas, a escuta constante por parte da Direção do TJSC, principalmente em relação ao pleito da retomada gradual das atividades presenciais.
Roesler exaltou o sucesso da execução do processo eleitoral para o Quinto Constitucional da OAB/SC. “É um avanço e uma conquista da Diretoria da OAB/SC, marcando a história de toda a advocacia catarinense. E nós, do Judiciário, que completaremos 130 anos, nos consideramos honrados em ser partícipes desse momento”, reiterou. “Parabéns pelo excelente trabalho que entrou para a história da advocacia catarinense”, disse.
O presidente da Seccional ainda foi homenageado pelo presidente do TJSC. Roesler entregou para Horn o seu malhete, o seu martelo do juiz, que tem relação com a história de inauguração do Fórum de Joinville. “Tenho alguns martelos que guardam muito da minha história e só entrego para pessoas especiais”, falou.
Roesler ainda explicou que uma Comissão de Entrevista formada pela diretoria do TJSC e outros desembargadores fará entrevista com os candidatos no dia 9 de julho, a partir das 9 horas. O Pleno, para a votação da lista tríplice, será no dia 21 de julho, às 14 horas.
Também estavam presentes: o vice-presidente da OAB/SC, Maurício Voos; a secretária-geral adjunta, Luciane Mortari; o tesoureiro Juliano Mandelli; o presidente da Subseção de Criciúma, Rafael Búrigo Serafim; o presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Fábio Jeremias; e o membro da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Rafael Maia.
Lista homologada no Conselho Pleno
Durante os trabalhos do Conselho Pleno da OAB/SC, na manhã desta sexta-feira (25), a homologação da lista sêxtupla foi aprovada por unanimidade e aclamação. Horn destacou que o processo foi histórico, democrático e com lisura, resultando numa eleição sem impugnações. “Agradeço ao Colégio de Presidentes e ao Conselho Estadual que trabalharam juntos e unidos para o processo ocorrer da melhor forma possível”, disse. “Foi um processo que recebeu muitos elogios e foi desenvolvido com muita competência e credibilidade pela UFSC”, garantiu. “Agora, estamos encaminhando enquete para saber da advocacia como foi a experiência. Nossa ideia é aperfeiçoarmos, cada vez mais, a escolha do nome que sentará na cadeira de representante dos advogados e das advogadas de Santa Catarina nos tribunais”, ratificou.
O conselheiro Rafael Maia, membro da Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla, agradeceu a toda a diretoria da OAB Santa Catarina e ao Conselho Pleno: “a todos que nos confiaram essa grande missão e que aprovaram as regras pelas quais a gente se pautou. A todos os candidatos e candidatas, muito obrigado por facilitarem todo o nosso trabalho. A boa-fé regrou a conduta de todos e todas e o número expressivo da votação pela advocacia catarinense mostrou o sucesso de todo o procedimento”, reiterou.
Ainda se manifestaram para parabenizar e enaltecer o processo como inovador e democrático, o membro honorário vitalício da OAB/SC, Adriano Zanotto; o conselheiro estadual Ortenilo Azzolini; e o advogado Vinicius Borges, que participou como candidato para a vaga do Quinto Constitucional.
Confira os advogados eleitos para a lista sêxtupla:
01 - DIOGO NICOLAU PITSICA – OABSC 13950 – CAPITAL - 2.770 votos
02 - WILSON PEREIRA JUNIOR – OABSC 15947 – JOINVILLE - 1.343 votos
03 - CARLOS WERNER SALVALAGGIO – OABSC 9007 – CRICIÚMA - 1.045 votos
04- PATRICIA ULIANO EFFTING – OABSC 13344 – TUBARÃO - 838 votos
05- TAMMY FORTUNATO – OABSC 17987 – SÃO JOSÉ - 798 votos
06 - ROMUALDO PAULO MARCHINHACKI – OABSC 9430 – BLUMENAU - 771 votos