Após passar por Navegantes e Indaial, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, encerrou a segunda-feira (23) em Rio do Sul, município do Alto Vale do Itajaí. No local, o dirigente mediou o Papo de Colega, projeto da Seccional que reúne os advogados e advogadas mais experientes e os novos integrantes da advocacia catarinense.
Na ocasião, Horn bateu um papo com o advogado com mais tempo de profissão da cidade, José Batista da Silva, advogado há 40 anos, e o jovem advogado, Yuri Wotzke Krame. “Poder realizar e participar desse bate-papo é engrandecedor e gratificante para a Ordem. Assim, podemos ouvir a advocacia experiente, saber um pouco mais da atuação profissional dos participantes e aprender mais com quem ajudou a escrever a história da advocacia catarinense, além de ter mais conhecimento sobre as expectativas dos jovens advogados em relação à profissão”, disse o presidente.
Na ocasião, o dirigente da Seccional também pontuou a importância da necessidade da horizontalização da Ordem. “A OAB é toda a advocacia unida. E essa democratização atende a uma tendência de todos participarem das atividades da instituição”, observou, ao citar como exemplo a facilidade que é fazer parte da vida de Ordem. “Basta mandar um e-mail para a OAB/SC para torna-se um membro de qualquer comissão estadual”, completou.
O Papo de Colega foi conduzido por Horn, junto ao presidente da Subseção, Fabio José Soar, que elogiou a iniciativa da Seccional. “Esse bate-papo foi muito produtivo. São histórias relevantes da nossa Subseção. Agradeço a todos por dedicar seu tempo a nossa Subseção. Aos novos advogados, participem porque é necessária a renovação e oxigenação do Sistema OAB/SC, presidente da OAB de Rio do Sul”, frisou.
Os advogados e participantes
Durante o Papo de Colega, o advogado mais antigo fez um panorama sobre a evolução pela qual a advocacia passou desde que começou a atuar, enquanto o jovem advogado falou sobre as expectativas em relação ao ofício, o que esperava da OAB/SC como entidade de classe e os rumos profissionais que pretende seguir na advocacia. Embora um dos participantes tenha uma carreira consolidada e o outro esteja apenas no início de uma jornada, notou-se que ambos têm algo em comum: o brilho nos olhos quando falam da advocacia.
No papo de Colega, além do advogado mais antigo e mais recente da cidade, marcaram presença no projeto a presidente da Comissão do Direito do Trabalho OAB local, Fabrício dos Santos; conselheiros da Subseção, Jan de Moraes, Luiz Henrique Pereira e Gisele Muller; o advogado com inscrição mais nova na Subseção Yuri Kramel; a membra da Comissão do Direito Médico e Saúde, Stéphane Maiara Piske; o advogado mais experiente que participou do Papo de Colega, José Batista da Silva; o conselheiro estadual Niladir Butzke, os ex-presidentes da Subseção, Maurício Probst, Marcos Zanella, e Antônio Naschaveng Neto (conselheiro estadual); o membro da Comissão de Eventos da Subseção, Ricardo Pereira; a presidente e vice da CAASC, respectivamente, Cláudia Prudêncio e Pedro Cascaes; a coordenadora da CAASC, Lidiane Feijó
Assessoria de Comunicação da OAB/SC