Reduzir os casos de violência doméstica por meio de ações socioeducativas é o objetivo do programa Protetores do Lar. O projeto institucional da Polícia Militar, que conta com a parceria do Sistema OAB Santa Catarina, foi apresentado durante o 1º Colégio de Presidentes das Comissões da Mulher Advogada da gestão 2022/2024. A reunião colegiada ocorreu na tarde desta quinta-feira (23), na sede da Seccional em Florianópolis.
O Programa Protetores do Lar, instituído pela Polícia Militar de Santa Catarina, conta com a participação das Comissões da Mulher Advogada, do Direito da Vítima, do Combate à Violência Doméstica, entre outras. A proposta da iniciativa é reduzir os casos de violência doméstica no Estado por meio de ações socioeducativas com estudantes do ensino médio, as quais envolvem policiais, psicólogas e advogadas.
A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, reafirmou a parceria da Seccional catarinense com o programa da Polícia Militar. “O conhecimento que será compartilhado nas atividades e palestras promovidas pelo programa é fundamental para despertarmos os jovens, agentes multiplicadores indispensáveis para promovermos as mudanças necessárias à nossa volta”, ressaltou Cláudia.
O comandante do 1° Comando Regional de Polícia Militar, o coronel Alex Sandro Zeferino, enalteceu a participação da OAB Santa Catarina no desenvolvimento das ações. “Unir esforços com a OAB, assim como outras instituições da sociedade civil organizada e dos órgãos públicos, é fundamental para ampliar e fortalecer o projeto em todo o Estado”, declarou Zeferino.
A advogada Caroline Forte esteve à frente do surgimento da iniciativa no município de Imbituba. “O Sistema OAB sempre apoiou o programa. É um trabalho realizado a muitas mãos para promover uma necessária mudança social. Espero que todos apliquem em suas regiões, pois a violência doméstica é uma das mais severas”, observou Caroline.
Sobre o Protetores do Lar
A iniciativa teve início em 2019, na cidade de Imbituba, antes de se tornar um projeto institucional da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e contemplar outras regiões do Estado. O programa Protetores do Lar foi idealizado com foco em adolescentes do 3º ano do ensino médio, os quais serão ensinados como proteger os lares da violência doméstica e familiar. De acordo com a PMSC, busca-se com a iniciativa a preservação da ordem pública e a proteção das mulheres vítimas de violência.
Fotos: Isis Lacombe.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC