Começou na tarde desta quinta-feira (5) o VII Encontro Catarinense de Direito das Famílias e Sucessões. Compuseram a mesa de autoridades para a abertura do evento o Conselheiro Estadual e Coordenador-geral das Comissões, Orlando Celso da Silva Neto, representando o presidente da OAB/SC, Paulo Marcondes Brincas; o presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SC, Jorge Rosa Filho; a presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família de Santa Catarina, Luciana Faisca Nahas; o presidente do Instituto dos Advogados de SC, Gilberto Lopes Teixeira; e o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Luciano De Maria.
Em seu discurso, o Coordenador-geral das Comissões, Orlando Celso da Silva Neto, destacou a atuação da OAB/SC em diversos segmentos do Direito e do trabalho feito pelos membros das comissões. “Temos hoje 81 comissões temáticas na OAB/SC, são tantas as áreas e tantos colegas atuando no mais alto nível, que nos tornamos um centro de debates profícuos. Parabenizo a todos por esse trabalho de educação continuada e de destaque”, disse.
Já o anfitrião, presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB/SC, Jorge Rosa Filho, ocupou a tribuna do auditório da Seccional para a abertura oficial da programação. “Agradeço imensamente a toda nossa diretoria da OAB/SC, especialmente ao presidente, Paulo Marcondes Brincas e ao diretor-tesoureiro, Rafael de Assis Horn. Tornar esse evento realidade só foi possível com a coordenação de esforços de muitas pessoas. Agradeço de maneira especial aos 30 advogados e advogadas que compõem a Comissão na qual sou presidente, que de forma voluntária e periódica colaboram para aprimorar o Direito de Família e Sucessões no estado, vocês são um orgulho para a instituição”, homenageou.
Especialistas de renome vão participar das temáticas. A programação inclui diversas palestras e debates entre hoje (5) e amanhã (6). O início das discussões, nesta tarde, ficou a cargo de José Fernando Simão e Mario Luiz Delgado, com os temas “O companheiro se tornou herdeiro necessário após a decisão do STF?” e “Pacto antenupcial no regime de separação obrigatória”.
“Cessão de Direitos Hereditários: aspectos polêmicos”, com Fernando Sartori; “Herança Digital”, com João Aguirre; “A partilha das cotas sociais no divórcio”, com Marcos Andrey de Sousa; e “Holdings Familiares”, com Rodrigo Toscano, foram os outros temas apresentados durante a tarde.
Para a noite estão previstas as participações de Giselle Groeninga, com o tema “Perícias Psicológicas e o Devido Processo”; de Glicia Mattos Brazil, com o assunto “Alienação Parental”; de Olivia Fürst, abordando “Divórcio Colaborativo”; e de Conrado Paulino da Rosa, palestrando sobre “Mediação Familiar”.
Nesta sexta-feira (5) os estudos seguem, com início previsto para às 9h30. Para ver todos os painéis, informações completas da programação e inscrições, acesse aqui.
E para acessar a galeria completa de fotos do evento, clique aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC