Prevenção. Essa é a mensagem da Seccional catarinense em deixar as luzes rosa na sua fachada, em alusão ao “Outubro Rosa”, nesta segunda-feira (02). O comando do acender das luzes foi realizado pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, juntamente com a tesoureira-adjunta da Seccional, Caroline Rasmussen; a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza; presidentes de Subseções; presidentes e membros de Comissões; mulheres advogadas; conselheiros(as) e colaboradores(as) da OAB/SC.
“Estamos todos(as) juntos(as) em mais essa importante causa. Precisamos incentivar e lembrar as mulheres sobre a importância de realizarem os exames de rotina, pois o diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta muito as chances de cura. Por este e tantos outros motivos, é tão importante esse trabalho de conscientização. Pensando nisso, todo o Sistema OAB estará mais junto do que nunca para criar uma grande corrente pela saúde e o bem-estar das mulheres”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“A CAASC não poderia ficar de fora dessa campanha, e junto com o sistema OAB, estamos fornecendo três mil exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia para as mulheres advogadas. Advogada, procure a sua Subseção, procure o seu delegado da CAASC, se informe, previna-se, cuide-se. A prevenção é importantíssima, principalmente nesse tipo de câncer, que se a gente acaba descobrindo previamente, consegue tratar”, reiterou Herta de Souza, vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados.
Diante da grande necessidade de prevenção e conscientização, o Sistema OAB preparou um Outubro Rosa especial. Durante este mês, serão disponibilizadas para a advocacia catarinense vagas gratuitas de exames de mamografia ou ultrassom de mama em todas Subseções do Estado.
“Sabemos do valor de um exame como a mamografia e nem todos têm a possibilidade de realizá-lo sem que seja pela rede pública, o que pode demorar algum tempo. Para nós, a saúde não pode esperar. Por isso, disponibilizamos os exames gratuitamente para a advocacia catarinense”, explicou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Neste ano, a campanha surge através de uma linguagem mais inclusiva, visando comunicar também o público transgênero, o qual também é afetado pela doença. A sugestão partiu da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC.
Clique aqui e agende, de 16 a 31 de outubro, seu exame na unidade mais próxima.
Dados
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 66.280 novos casos são diagnosticados por ano no Brasil. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Nas mulheres, corresponde a 29,7% do total de cânceres no público feminino.
Já quando olhamos para pessoas transgênero, uma pesquisa realizada em 2019 pela University Medical Center, em Amsterdã, mostrou que as mulheres trans têm cerca de 47 vezes mais chances de desenvolver câncer de mama do que os homens cisgênero. Já em homens trans, o risco de câncer de mama em é reduzido nos casos em que é feita a mastectomia bilateral (retirada das mamas). Entretanto, uma pequena quantidade de tecido mamário residual e mamilo é mantida após a cirurgia e há a possibilidade desse tecido remanescente se desenvolver em um câncer.
Ainda, segundo dados do Ministério da Saúde de 2022, foram aproximadamente 70.000 casos novos de câncer de mama registrados, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 44,74 casos por 100.000 mulheres.
Auxílio de informações: CAASC
Assessoria de Comunicação da OAB/SC