O Sistema OAB Santa Catarina esteve na região do Vale do Itajaí em agenda institucional de homenagem e valorização da advocacia em Blumenau. A presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, participou da entrega de honraria ao presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, assim como da cerimônia de descerramento do retrato da secretária-geral Maria Teresinha Erbs na galeria de ex-presidentes da 2ª Subseção da Ordem catarinense nesta sexta-feira (14).
A programação prevista para a manhã de hoje também contou com uma palestra do presidente do CFOAB acerca dos desafios da profissão. Também participante do evento: o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Juliano Mandelli; o secretário-geral adjunto da Seccional, Thiago Degasperin; a tesoureira-adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen; o coordenador-geral das Comissões seccionais, Pedro Cascaes; o presidente da OAB Blumenau, Rodrigo Eduardo Soethe; entre outras lideranças da classe na região e autoridades da sociedade civil organizada.
Pronunciamentos
“É um exemplo para todas nós, mulheres advogadas, que atualmente representamos mais de 50% da advocacia catarinense”, foi assim que a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, referiu-se à homenageada. “Mais do que o descerramento do retrato (de Maria Teresinha Erbs) na galeria de ex-presidentes desta Subseção, hoje celebramos o que realmente importa: que é o que fizemos; o que deixamos de legado; qual o recado vamos dar, não apenas para o Sistema OAB, mas também para toda a sociedade", ressaltou Cláudia.
A secretária-geral da Seccional falou a respeito da simbologia em torno do retrato descerrado. “Por trás dessa foto existem três anos de dedicação à classe. Três anos que, junto à nossa diretoria e ao nosso conselho, demos o melhor para termos uma gestão eficiente. Uma gestão voltada unicamente aos interesses dos advogados e advogadas de Blumenau e Pomerode”, frisou Maria Teresinha Erbs.
O presidente do CFOAB observou que “cultivar a lembrança das boas lideranças é essencial para a advocacia prosseguir evoluindo”. “És, sim, uma mulher de Ordem. Por isso, será eternizada na memória de nossa instituição”, declarou Simonetti a ex-presidente da OAB Blumenau, antes de citar a célebre frase de Carlos Drummond de Andrade: “as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão”.
Em seu pronunciamento, o vice-presidente do CFOAB salientou qualidades da secretária-geral da OAB/SC. “Quando assumiu a presidência da Subseção foi uma grande líder não apenas em Blumenau. Não é à toa que hoje está na Secretaria-Geral. Porque ela tem essa característica de ser muito firme nas suas posições, mas sempre com muita ternura; de ser doce e alegre, mas sempre com altivez e responsabilidade”, destacou Rafael Horn.
O presidente da OAB Blumenau, Rodrigo Eduardo Soethe, afirmou que “a homenagem pode ser singela, mas é de grande significação, porque eterniza o trabalho realizado”. Já o presidente da CAASC, Juliano Mandelli, chamou atenção para o fato da homenagem simbolizar o encerramento de um ciclo que ele pôde acompanhar de perto enquanto tesoureiro da OAB/SC. “A Teresinha sempre defendeu e requereu o que há de melhor para a advocacia de Blumenau”, disse.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC