Ao longo desta quarta-feira (29) mais de 11 temáticas da atualidade foram abordadas na primeira edição do evento online OAB Exponencial. A iniciativa da 23° Subseção da OAB/SC, de Jaraguá do Sul, foi apresentar temas inovadores que fazem parte da realidade da advocacia catarinense.
A abertura da primeira edição contou com a participação do presidente em exercício pela OAB Nacional, Rafael Horn, e da presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio. Déborah Gunz, presidente da Subseção de Jaraguá do Sul, e Gustavo Pacher, Conselheiro Nacional da OAB/SC, também compuseram a solenidade de abertura.
“A inovação é o futuro da advocacia. Precisamos ter visão de futuro e nos adaptar às novas tecnologias. A OAB Santa Catarina é uma exímia apoiadora de iniciativas como a OAB Exponencial. Reafirmo o compromisso de continuar apoiando que eventos como esse sejam levados para todas as subseções”, afirmou Cláudia Prudêncio.
“Para inovar, precisamos gostar de pensar diferente. Exatamente por isso a OAB tem se transformado tanto nos últimos tempos. O fortalecimento feminino dentro do sistema é uma prova disso. Até porque inovação não é só tecnologia, é também fazer e pensar diferente”, destacou Rafael Horn.
Programação
O encontro, realizado durante todo o dia, trouxe para discussão temas como “Inovações no Sistema OAB”. O diálogo, que abriu a programação do evento, contou com a participação do presidente em exercício pela OAB Nacional, Rafael Horn, e do Conselheiro Federal, Gustavo Pacher.
Em seguida, foi a vez do advogado Filipe Medon falar sobre “Direito e Inteligência Artificial”. Ainda pela manhã, Roberval Pillati conversou sobre “Cuidar de si para cuidar do direito dos outros: ciência do comportamento saudável e do rendimento”.
Na sequência, Rogério Ramme falou sobre a Advocacia Animalista e o Direito do Animal no Brasil. “O Direito Sistêmico: Conflitos e Soluções”, conduzido por Paulo Pimont, também foi assunto da programação. Joseval Vianna Martins falou sobre o “STJ e o Rol Taxativo Mitigado da ANS nas Coberturas de Medicamento”.
Outro assunto em debate foi “As inovações tecnológicas e as prerrogativas da advocacia”, conduzido por Caroline Rasmussem. Da mesma forma, os “Desafios para a Proteção Integral na família no ano de 2022” também foram abordados, desta vez por Bruna Barbieri Waquim.
Não menos importante, Marcus Vinicius Kiyoshi Onodera trouxe para a pauta o “Acesso à Justiça e o papel do Juiz e dos Advogados no gerenciamento de casos”. Logo, Ana Carolina Coutinho falou sobre “Como empreender na advocacia no cenário pós-pandemia e a importância do Marketing Digital”. Para encerrar a primeira edição da OAB Exponencial, Eleonora Nacif falou sobre “os 200 anos do Tribunal do Júri no Brasil: novos desafios”.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC