O presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB/SC, Anselmo Machado, que acompanhou as passeatas de sexta (13) e domingo (15) em Florianópolis, disse que as manifestações, independente dos grupos políticos que possam ter organizado, são democráticas e contribuem para estimular a pluralidade de opiniões.
“O País mostrou que sabe conviver com posições divergentes e conseguiu provocar, com as manifestações, uma resposta não só do Governo, que anunciou pacote de medidas, mas do Congresso e das entidades civis, aí incluída a OAB, que estão se mobilizando em torno da necessária reforma política”, comentou.
Durante o Colégio de Presidentes de Seccionais realizado em Florianópolis no início de março, o Conselho Federal liberou as subseções para que participassem das manifestações programadas por organizações civis. Em Santa Catarina, as comissões de Liberdade de Expressão e de Prerrogativas, foram designadas pela diretoria da entidade para que acompanhassem os eventos, garantindo a livre manifestação dos participantes. A polícia militar estimou que 30 mil pessoas percorreram o centro da capital até à avenida Beira-Mar Norte no domingo.
“Tudo ocorreu de forma muito pacíifica, sem qualquer incidente”, testemunhou Anselmo Machado, que junto com os presidentes da Comissão de Prerrogativas, Rycharde Farah, e da Mulher Advogada, Silvia Tomelin, esteve também nas manifestações de sexta-feira, 13, que terminaram no final da tarde com um abraço à rodoviária. O advogado Eder Giovani Sávio, membro da Comissão de Liberdade de Expressão, também acompanhou as manifestações.
Machado destacou também o impacto da campanha contra a corrupção lançada pela OAB em Florianópolis. Com eventos programados para os próximos dias em todas as Capitais brasileiras, a campanha levou a Seccional catarinense a adesivar sua fachada (veja foto no álbum), com grande impacto visual num ponto estratégico da Capital catarinense.
Ontem (terça, 17), em Brasília, o vice-presidente Marcus Antônio Luiz da Silva integrou comitiva do Conselho Federal que esteve com a presidente Dilma Roussef para entrega do Plano Nacional de Combate à Corrupção, formulado pela OAB. A comitiva também entregou o documento aos líderes do Congresso Nacional, à Controladoria Geral da União, e ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC