A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, realizou na tarde desta segunda-feira (11), uma visita institucional à ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira, em Brasília, onde a dirigente da Ordem catarinense cumpre agenda no CFOAB desde domingo (10). A ministra foi nomeada recentemente ao cargo pelo Quinto Constitucional.
A visita teve como objetivo fortalecer os laços e dar as boas-vindas a ministra, destacando como é emocionante e gratificante ver mais uma mulher advogada em uma posição de destaque. Ainda na ocasião, a presidente Cláudia Prudêncio entregou à ministra o livro “As Vozes das Mulheres Catarinenses - Narrativas de História Reais”, no qual a presidente da Seccional é coautora.
Além disso, a ministra foi presenteada com uma lembrança de Santa Catarina, entregue pela presidente Cláudia Prudêncio, representando os quase 70 mil advogados do Estado e as 35 mil mulheres que fazem parte da advocacia catarinense.
“Minha vinda até aqui é para desejar sucesso, muito sucesso nesta nova e merecida caminhada. A trajetória realizada pela ministra Daniela Teixeira muito orgulha a advocacia brasileira e em especial, nós mulheres, que temos agora mais uma brilhante representante em nosso Superior Tribunal de Justiça. Desejo que todos os desafios sejam ultrapassados e que seja um caminho de muita alegria, trabalho e Justiça. Deixo aqui todo o carinho da advocacia catarinense”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Das 33 cadeiras do STJ, cinco ou seis são preenchidos pela advocacia brasileira. Hoje, a Corte tem apenas cinco ministras mulheres. Segundo a Constituição, as cadeiras do STJ são divididas da seguinte forma: um terço entre juízes dos Tribunais Regionais Federais e um terço entre desembargadores dos Tribunais de Justiça, indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio STJ; um terço, em partes iguais, entre advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual, do Distrito Federal e dos Territórios, alternadamente, indicados na forma do artigo 94 da Constituição.
Sobre a Ministra
Advogada desde 1996, com atuação exclusiva perante o STJ, o STF e o TSE, Daniela é formada pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduada em Direito Econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e mestre em Direito Penal pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Em 2019, encabeçou a lista do STF, tendo sido indicada por unanimidade para compor o TSE na categoria de jurista. Na OAB Nacional, atuou como conselheira em duas gestões (2010 -2013 e 2019-2022).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC