A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, participou na tarde desta quarta-feira (1º), da solenidade de posse do desembargador Altamiro de Oliveira, na presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki. Agora, o desembargador Altamiro de Oliveira ocupa o mais alto cargo da Justiça catarinense no lugar do desembargador João Henrique Blasi, que renunciou à presidência na mesma oportunidade.
Com a mudança, também tomaram posse o agora 1º vice-presidente, desembargador Getúlio Corrêa; o 2º vice-presidente, desembargador Gerson Cherem II e a 3º vice-presidente, desembargadora Rejane Andersen. Os magistrados ficarão no comando do Tribunal de Justiça catarinense até o dia 1º de fevereiro de 2024, quando então, assumirá uma nova gestão na Corte.
Na ocasião, também foi realizado o descerramento do retrato do desembargador João Henrique Blasi, que irá integrar a galeria de ex-presidentes do TJSC.
“O desembargador Altamiro tem um grande histórico de compromisso e seriedade com a Justiça e sem dúvida nenhuma, irá agregar muito na presidência do Poder Judiciário catarinense, com um olhar atento para a sociedade, magistrados, jurisdicionados e advocacia. Nos despedimos do desembargador João Henrique Blasi na presidência do TJSC com gratidão por tudo que possibilitou e entregou, especialmente à advocacia e ao jurisdicionado do Estado. Desejamos muito sucesso ao presidente, desembargador Altamiro e a todos que estarão junto com ele á frente do TJSC. Contem com a OAB Santa Catarina”, destacou a presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio.
"Com a posse que hoje se realiza, serão 53 desembargadores que alcançaram a presidência do Tribunal. É um longo e difícil caminho a ser trilhado, que demanda paciência, respeito a Instituições e seus alicerces, me sinto privilegiado em ocupar a mais alta cadeira deste Poder. Da mesma forma, é motivo de grande orgulho fazer parte do corpo diretivo desta gestão. O Presidente João Henrique Blasi, deixa uma marca humana e participativa no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, afinal, como ele mesmo gosta de destacar "A Justiça é um gênero de 1ª necessidade". O Poder Judiciário é hoje uma Instituição bastante atenta aos que mais precisam de apoio. Em seus 132 anos de história, acompanhou muitas mudanças e hoje, também é a mudança", ressaltou o novo presidente do TJSC, Altamiro de Oliveira.
"Existe um tempo de plantar e um tempo de colher. Tempo de nascer e tempo de crescer. Tempo de chegar e tempo de partir. Tempo de começar e tempo de concluir. É o que ocorre hoje, o meu tempo à frente do Poder Judiciário da Santa e bela Catarina. Está findo. Concluiu-se. E porquê? Por duas razões: Uma, a celebração, outra, o reconhecimento. A celebração da fraternidade e da harmonia ao propiciar dentro do mesmo mandato, sem solução de continuidade, sem retrocesso, sem imposições, que companheiros de jornada, ascendam a outros postos no contexto do corpo diretivo deste Tribunal. E o reconhecimento, a esses mesmos companheiros por suas longevas dessemelhantes e profícuas jornadas, destacadamente o reconhecimento á figura de Altamiro de Oliveira", enfatizou o desembargador e ex-presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi.
Compuseram a mesa diretiva da solenidade: Cláudia da Silva Prudêncio, presidente da OAB Santa Catarina; João Henrique Blasi, Desembargador e ex-presidente do TJSC; Jorginho Mello, Governador de Santa Catarina; Fábio de Souza Trajano, Procurador-geral de Justiça; Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina; José Nei Ascari, conselheiro e presidente em exercício do TCE/SC; Topázio Silveira Neto, Prefeito do Município de Florianópolis; Alexandre d’Ivanenko, Desembargador e Presidente do TRE/SC; Cesar Pasold Júnior, desembargador do TRT-12, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, José Ernesto Manzi; Renan Soares de Souza, Defensor público-geral do Estado de Santa Catarina e Marcelo Pizolati, Juiz de Direito e presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).
Sobre o novo presidente do TJSC
O desembargador Altamiro de Oliveira é natural de Florianópolis. Ele ingressou na magistratura catarinense em 1989, quando passou a atuar como Juiz Substituto nas comarcas de Criciúma, São José e Capital. Em 1992 foi promovido ao cargo de Juiz de Direito e judicou nas comarcas de Campo Erê, Capinzal, Caçador, Lages.
Em 2009 foi removido para o cargo de Juiz de Direito de Segundo Grau. Foi promovido em 2015 ao cargo de Desembargador. No TJSC, ele exerceu as funções do cargo de 3º vice-presidente do TJSC, no biênio 2018-2019. Na atual gestão, ocupou o cargo de 1º vice-presidente.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC