Em homenagem aos 45 anos da criação da Subseção de Brusque, foi realizado um jantar especial na noite desta sexta-feira (25). A presidente da OAB Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, esteve na cerimônia, que reuniu os advogados e advogadas da região.
No mês da advocacia, o jantar foi uma oportunidade para reconhecer a importância e trocar experiências com os profissionais que participaram do desenvolvimento da Ordem da cidade.
“Um evento especial que marca os 45 anos de história aqui da Subseção de Brusque, a qual eu tenho grande carinho. O desenvolvimento da região, as conquistas para os moradores, tem total relação com a história da OAB/SC, pois trabalhamos todos em conjunto. Devemos comemorar sempre, pois são inúmeras conquistas e realizações. Seguimos diariamente buscando o melhor para os nossos advogados e advogadas”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Hoje é dia de celebrar histórias! Além do aniversário da nossa Subseção, histórias da advocacia escritas por muitas mãos e por compromisso ético e disciplinar cumprido no exercício da profissão e que marcam a trajetória dos nossos advogados jubilados. Nestes últimos quarenta e cinco anos, todos os presidentes, diretores, conselheiros e presidentes de comissões dessa importante instituição foram marcantes para cravar na história da nossa cidade e região”, destacou a presidente em exercício, Ildete Regina Vale da Silva.
“É uma data memorável para a rica história da advocacia de Brusque, Guabiruba e Botuverá, que acompanha aqui a nossa décima Subseção. Nessa noite especial, também estamos homenageando alguns profissionais com carreiras marcantes aqui da nossa região. Tudo nessa mesma noite, que é uma grande celebração do passado e do futuro, com quem está chegando”, comentou o presidente licenciado e procurador-geral de Brusque, Rafael Niebuhr Maia de Oliveira.
“Esse jantar comemorativo de 45 anos da OAB Brusque oportuniza que a advocacia confraternize e troque experiências. A CAASC sempre apoiará encontros que promovem o bem-estar da nossa classe. As comemorações pelo Mês da Advocacia são momentos importantes de celebração”, destacou a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
Solenidade de Jubilamento
A noite foi marcada pela Solenidade de Jubilamento de advogados que, por anos, dedicaram sua trajetória para a advocacia. O Jubilamento é concedido para os profissionais com 70 anos de idade e 30 anos de contribuição ou 45 anos de contribuição ou mais. São jubilados profissionais pela OAB/SC desde 1987, e, em 2009, foi uniformizado nacionalmente pelo CFOAB. Foram Jubilados: Angelin Laurentino, Luiz Elias Valle, Antônio Alfredo Hartke, representado pelo filho, Jordan Hartke.
“Fizemos história, sobretudo no campo do direito, marcamos uma trajetória nas ações pela incansável luta na defesa dos seus constituintes, luta pelo direito, sempre amparados no ordenamento jurídico, tendo como norte a Constituição da República Federativa do Brasil”, reiterou o jubilado, Luiz Elias Valle.
Medalha Marcus Antônio Luiz da Silva
Durante a solenidade, a OAB de Brusque agraciou com a medalha Marcus Antônio Luiz da Silva o advogado Éder Gonçalves e a delegada Rosi Barbosa Serafim. A condecoração é concedida a profissionais indicados e escolhidos pela distinção dos relevantes serviços prestados à OAB ou à sociedade, pela via do Direito e da Justiça, observando as prerrogativas e valorização da advocacia.
“É uma alegria receber essa medalha, acima de tudo, me traz um saudosismo muito grande, porque foi aqui, no dia 20 de maio de 1982, que eu recebi a minha credencial da ordem dos advogados do Brasil, numa sala anexa. Porque os advogados aqui se reuniam no Bandeirante, porque não havia sede e não havia muitos lugares para se reunir”, ressaltou o ex-presidente da Subseção de Brusque e conselheiro estadual, Éder Gonçalves.
Subseção de Brusque
A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Brusque, foi instituída pelo Conselho no dia 31 de agosto de 1978. No primeiro semestre daquele ano, o advogado Antônio Luiz da Silva, percebendo o crescimento do número de profissionais da região, se reuniu com os 18 advogados militantes na época. Eles resolveram se organizar e pedir a fundação de uma Subseção da OAB na comarca de Brusque. Visando atender aos direitos e interesses dos cidadãos e também viabilizar o próprio acesso à Justiça, assim como respaldar os Direitos Humanos e Sociais da comunidade local.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC