Foi inaugurada, na manhã desta segunda-feira (08), a sala Sidney Guido Carlin para atendimento do INSS na OAB/SC. O projeto-piloto, que já estava em funcionamento na Seccional desde janeiro, agora conta com mais qualidade de estrutura para atender à advocacia previdenciária, e ainda faz uma homenagem ao advogado Sidney Guido Carlin, em memória ao profissional que influenciou uma geração de advogados e juristas catarinenses.
A homenagem foi uma proposição do presidente do IASC, Gilberto Teixeira, que foi aprovada por unanimidade no Conselho Pleno da OAB/SC, com relatoria do conselheiro estadual Ricardo Correa.
Na presença dos filhos, Sidney Guido Carlin Júnior e Sergio Gallotti Matias Carlin, o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, homenageou in memoriam o advogado Sidney Guido Carlin. Ele foi conselheiro estadual e federal, condecorado com a Medalha do Mérito João Baptista Bonnassis, a mais alta honraria concedida pelo Conselho Pleno da OAB/SC. Considerado um dos advogados trabalhistas mais atuantes e respeitados do Estado, Carlin também foi presidente e comendador do IASC além de sócio-fundador e presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Santa Catarina.
“Nosso Posto Avançado de Atendimento do INSS, um projeto coletivo que tramitava na nossa OAB/SC há algum tempo, garante cidadania à nossa advocacia previdenciária e aos seus clientes segurados. Um espaço adequado e digno para atender a todos”, começou o presidente da OAB catarinense. “Nada mais que merecido intitular esse local com o nome de um profissional dedicado e que sabia atender a todos seus clientes e à advocacia catarinense”, reiterou Horn.
Os filhos de Carlin, Sidney Guido Carlin Júnior e Sergio Gallotti Matias Carlin, emocionaram-se com a homenagem e agradeceram a todos: “Em nome de toda a nossa família, somos gratos a todo o carinho prestado”, reiterou Sergio.
Presenças
Presentes no evento, também fizeram a sua homenagem ao advogado Sidney Guido Carlin: a presidente da Subseção de São José, Herta de Souza; o diretor do Núcleo de Direito Previdenciário da ESA, Thiago Martinelli Veiga; o conselheiro estadual, Ricardo Correa; o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Jorge Mazera; a conselheira estadual e membra da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Gisele Kravchychyn; o secretário-geral adjunto da CAASC, Jorge Alencar Paixão de Bairros; o presidente da Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas (ACAT), Fabrício Mendes dos Santos; a chefe da Seção de Atendimento da Gerência-Executiva do INSS em Florianópolis, Ednéia Botelho Padovani; e o servidor da Agência da Previdência Social em São José, Adriano Santos Leão.
Atendimento exclusivo do INSS para a advocacia previdenciária na OAB/SC
A iniciativa, em parceria com a Gerência Executiva do INSS Florianópolis, é um projeto-piloto, pioneiro entre as seccionais do País, em complemento ao disposto no acordo nacional firmado entre OAB e INSS. O espaço oferece, com exclusividade, atendimento à advocacia previdenciária. Após agendamento, o atendimento presencial ocorre das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, em um espaço localizado na própria sede da OAB Santa Catarina, acoplado à Central de Atendimento.
O novo posto do INSS, instalado na sede da Seccional, complementa o atendimento virtual (via telefone, e-mail e chat). Além de fornecer senha de acesso ao Meu INSS e prestar orientações gerais a respeito da matéria previdenciária, o servidor no atendimento presencial à OAB/SC terá o papel de mediar questões com impossibilidade de resolução pelos canais remotos.
Quando usar o atendimento?
O acordo firmado entre OAB e INSS prevê expressamente que os advogados serão atendidos de forma exclusiva por meio de chamada telefônica, e-mail e chat. Esse atendimento será contemplado adicionalmente às ferramentas atualmente existentes como Meu INSS e INSS Digital.
Na prática, a advocacia deve sempre, primeiro, verificar se o atendimento pretendido não pode ser satisfeito através dos serviços disponíveis no INSS Digital e Meu INSS. Se não houver o serviço desejado, o atendimento por meio do canal é indicado. A Comissão está elaborando a lista desses serviços para disponibilizar e facilitar a verificação.
Como saber qual Gerência contatar?
A competência territorial será a responsável pela escolha da Gerência executiva do atendimento. Para benefícios já existentes, o contato deve se dar com a Gerência a qual pertença a Agência em que estiver vinculado o benefício. Para novos benefícios, a escolha será a gerência responsável pela agência mais próxima do advogado.
Para consultar a agência e gerência correspondente, clique aqui
Contatos GEX Executivas:
GEX Florianópolis:
(48) 3298-8123 – WhatsApp.
E-mail: acordooab.gexflo@inss.gov.br
Atendimento Presencial: na sede da OAB/SC, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Localização: Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, número 4860 - Florianópolis/SC. Na Central de Atendimento, no térreo da Seccional. Nesse caso, o(a) advogado(a) precisa fazer o agendamento. Para isso, basta ligar para a Central de Atendimento da OAB/SC no telefone (48) 3239-3539 ou pelo chat online, localizado no próprio site da Seccional: www.oab-sc.org.br.
GEX Joinville:
(47) 4009-6630 – ligações e WhatsApp. Horário: das 7:30h às 12:30h. A partir de 01-02-2021.
E-mail: acordooab.gexjvl@inss.gov.br
GEX Blumenau:
(47) 2111-7220 – ligações. Horário: das 8h às 14h.
(47) 2111-7231 – ligações. Horário: das 8h às 14h.
(47) 2111-7214 – WhatsApp. Horário: das 7:15h às 13h. A partir de 25-02-2021.
(47) 2111-7229 – WhatsApp. Horário: das 8:45h às 14:30h. A partir de 25-02-2021.
E-mail: acordooab.gexblu@inss.gov.br
GEX Criciúma:
(48) 2101-6423 – ligações. Horário: das 12h às 18h
(48) 2101-6423 – WhatsApp. Horário: das 12h às 18h.
E-mail: acordooab.gexcri@inss.gov.br
GEX Chapecó:
(49) 3311-3180 – ligações. Horário: das 13h às 19h.
(49) 2101-6423 – WhatsApp. Horário: das 13h às 19h.
E-mail: acordooab.gexcha@inss.gov.br
Instrução dos requerimentos
Ao buscar atendimento, os advogados(as) devem explicar no e-mail ou WhatsApp o serviço desejado, contando resumidamente os fatos e especificando os requerimentos de forma explícita. Além disso, devem acostar procuração com poderes específicos para os serviços solicitados, bem como demais documentos comprobatórios necessários.
Recomenda-se que a utilização dos canais ocorra a partir da complexidade do serviço, ou seja, por telefone e WhatsApp ocorra o contato para situações mais objetivas com resposta direta, já o contato via e-mail para casos mais complexos.
Principais solicitações
Senhas meu INSS: as necessidades das senhas geralmente decorrem de inconsistências cadastrais dos segurados. A base dados não é do INSS mas, sim, do governo federal. Por isso, para emissão da senha o correto é a retificação do cadastro para, então, poder alterar e gerar a nova senha. Para tanto, basta seguir o passo a passo:
Por favor, atente ao item 4.
1. ▶️ O segurado pode obter a senha temporária para primeiro acesso no próprio aplicativo MEU INSS ou no SITE meu.inss.gov.br/ , clicando na opção "CADASTRAR SENHA". Lembrando que todas as perguntas devem ser respondidas corretamente, caso contrário o sistema não libera a senha inicial.
Ainda está com dúvidas? O link abaixo mostra o passo a passo do cadastro no Meu INSS.
https://www.inss.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/WhatsApp-Video-2020-03-26-at-19.33.08-2.mp4?_=2
2) ▶️ Caso já possua cadastro e esqueceu sua senha, poderá recuperá-la, seguindo os seguintes passos:
a) Acessar HTTPS://MEU.INSS.GOV.BR/CENTRAL/ ou o aplicativo MEU INSS.
b) Clique no ícone "ESQUECI MINHA SENHA".
c) Informe seu CPF.
d) Você receberá um link em seu e-mail ou SMS para recuperação da senha.
3. ▶️ Caso não consiga obter a SENHA INICIAL, no site/app por DIVERGÊNCIA NOS DADOS CADASTRAIS, acesse o site meu.inss.gov.br e siga os seguintes passos:
a. Nos “SERVIÇOS SEM SENHA”, selecione “AGENDAMENTOS/SOLICITAÇÕES”
b. Insira suas informações pessoais
c. Clique em “CONTINUAR SEM LOGIN”
d. Clique em “NOVO REQUERIMENTO” (canto inferior direito da página em azul)
e. Abaixo do campo “Que atendimento você deseja?”, digite MEU INSS
f. Aparecerá o serviço “ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO PARA EMISSÃO DE SENHA DE MEU INSS”. Selecione-o e clique em avançar.
g. Conclua o requerimento anexando fotografias legíveis de seus documentos.
h. Pronto! O cadastro será atualizado e você poderá emitir sua senha conforme descrito no item 01.
4. ▶️ Ainda assim não conseguiu recuperar ou cadastrar sua senha do Meu INSS? Basta preencher o formulário disponível no link
https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/
Uma equipe de suporte entrará em contato com o cidadão para realizar o preenchimento dos dados necessários para a recuperação/elaboração da sua senha de acesso ao Meu INSS. Essa equipe poderá solicitar ao cidadão alguma forma de identificação para segurança do atendimento, assim como poderá enviar a senha provisória pelo e-mail ou SMS no celular conforme cadastrado no formulário. Atenção! A solicitação de identificação e o envio da senha somente ocorrerão após o preenchimento e envio do formulário constante no link acima!
Laudos médicos: para ter acesso aos laudos médicos é indicado requerer o serviço “cópia de processos” por meio do INSS Digital ou Meu INSS. Importante constar expressamente no requerimento a solicitação da cópia integral do processo, inclusive os laudos médicos referentes ao número de benefício do caso concreto. Junto ao requerimento deve ser acostada procuração com poderes específicos para acesso ao laudo. O laudo será anexado na resposta ao serviço e poderá ser acessado pela advocacia, sem necessidade de retirada em nenhuma agência.
Andamento Processual: a menos que se trate de alguma situação peculiar, específica, não há como o atendimento influenciar no andamento processual tanto de requerimentos em análise quanto de recursos. Isso se deve ao fato de que os requerimentos são distribuídos, de regra, para filas nacionais ou, ainda, no caso de recursos, para junta de recursos, o que inviabiliza alterações e intervenções nos casos concretos.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC