Advogada Ana Cristina Ferro Blasi, secretária-geral da OAB/SC, tomou posse como juíza do Tribunal Regional Eleitoral, durante concorrida solenidade na última sexta-feira (4).
Pela primeira vez em muitos anos, o presidente da Seccional compôs a Mesa Diretora e teve direito a falar em nome dos advogados. “Este gesto sela as boas relações entre a OAB/SC e as instituições”, disse Cavallazzi Fiho.
Em seu discurso, o presidente Tullo Cavallazzi Filho destacou as qualidades da advogada e lembrou que ela foi escolhida de uma lista tríplice composta por nomes relevantes, como os drs Eduardo Lamy e Julio Muller, “o que tornou a escolha ainda mais significativa”.
Cavallazzi discorreu também sobre o momento político grave que o País atravessa, lembrando que o papel da Justiça Eleitoral ganha ainda mais importância em períodos de instabilidade.
Veja a íntegra do discurso abaixo:
POSSE DRA. ANA CRISTINA FERRO BLASI COMO JUIZA DO TRE/SC
“Senhoras e Senhores, Colegas ADVOGADOS:
É com muita alegria que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Santa Catarina, participa hoje desta Sessão Solene de posse da Eminente Jurista Doutora Ana Cristina Ferro Blasi.
A oportunidade que nos proporciona o Presidente do Egrégio Tribunal Eleitoral de Santa Catarina, Dr. Sérgio Baasch Luz, de nos conceder a palavra na presente solenidade, não só abre a possibilidade de uma saudação da advocacia a todos os membros dessa Egrégia Corte e da especial saudação à sua nova integrante, como também nos permite uma brevíssima reflexão.
Inicialmente, para firmar o reconhecimento e o orgulho que a Sociedade e a Advocacia Catarinense têm de sua Justiça Eleitoral. Organizada e eficiente em seus mecanismos de apuração de votos, a Justiça Eleitoral de Santa e eleva a cada dia, com uma atuação firme de seus integrantes, protagonizando a cada pleito um cenário de respeito e consolidação de nossos processos eleitorais.
É um papel exercido em parceria com a Sociedade e com outras classes e instituições, merecendo destaque para qualificada e aguerrida classe dos Advogados Eleitoralistas, hoje aqui presente em grande número, representando as diversas regiões de nosso estado. Por isso, quero neste primeiro momento, expressar, em nome da advocacia, o nosso reconhecimento aos integrantes da Justiça eleitoral em todos os seus níveis e quadros.
A segunda reflexão é sobre o momento atual. Enfrentamos uma gravíssima crise política e ética, e que de maneira inexorável tem exigido e vai exigir cada vez mais das Cortes Eleitorais manifestação constante para a correção dos rumos do país. Mais do que nunca a Justiça Eleitoral será a responsável pela modelagem da nossa democracia.
E neste momento em que a Nação assiste atônita, dia a dia, um deprimente desfile de atos de corrupção e crimes praticados por maus políticos, o papel de cada um torna-se mais complexo. Nem é preciso repisar aqui a antiga luta da Ordem pela reforma política, mas há tempos que outros temas são tratados pela instituição, tendo sido objeto de alerta constante, como, por exemplo, os pesados financiamentos de campanha que além de porta aberta à corrupção, permitiram a transformação da propaganda política em verdadeiro espetáculo pirotécnico, capaz de produzir engodo ao eleitorado, que cada vez mais é confundido pelo poder econômico das campanhas, que conseguiu transformar o discurso político num produto de marketing e mercadológico.
Hoje estamos pagando o preço.
Mas, a noite é de júbilo. Para este Egrégio Tribunal, porque passa a ter em seu Pleno mais uma Colega da classe Jurista, Ana Cristina Ferro Blasi, juntando-se à já integrante, e competente, Doutora Bárbara Moura Thomaselli.
Para a advocacia, porque a Doutora Ana Cristina Ferro Blasi foi escolhida dentre uma lista tríplice das mais qualificadas, talvez uma das mais importantes já enviadas à Presidência da República – cujos nomes dos Doutores Eduardo Lamy e Júlio Muller merecem reverência, e que tornaram ainda mais relevante a escolha da Jurista.
E para sua família e seus amigos. Para o Valduga, seu esposo, suas filhas Julia e Isabela, seus pais, também advogados, a Dra Maria de Nazareth Ferro Blasi e o Dr. Aluísio Blasi, este ex-presidente da OAB e um ícone para todos nós advogados.
Conheci a eminente Jurista nas lides forenses e atesto que sempre presente nos fóruns e tribunais, Ana exerce a advocacia com plenitude. Desde a primeira sustentação oral que assisti já constatei que ali estava uma grande advogada, com luz própria, notável saber jurídico, inteligência e sem igual capacidade de argumentação.
Além de competente Advogada, com amplos serviços prestados à OAB, respeitada e admirada pelos colegas, mãe dedicada,filha exemplar, inteligente, estudiosa, ética, perfeccionista, Ana Blasi chega ao Tribunal Eleitoral para aprender e somar.
E quis o destino que justamente na posse de Ana Cristina Blasi a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional de Santa Catarina, voltasse a ter assento e a palavra nesta sessão de posse, ato que muito orgulha a advocacia e sela as boas relações que as instituições precisam ter para evolução do estado e da Democracia.
Certamente é um sinal, Ana, que este mandato será marcado por uma importante contribuição da advocacia à Justiça Catarinense.
Parabéns e obrigado a todos!”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC