Os advogados e advogadas de seis municípios catarinenses passarão a contar com o suporte ainda mais próximo do Sistema OAB Santa Catarina, após a proposta de criação da Subseção de Santo Amaro da Imperatriz ser aprovada por aclamação pelo Conselho Pleno da Seccional. A proposição foi submetida à votação no plenário pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, em sessão realizada na manhã desta sexta-feira (24). Essa será a 53ª Subseção do Estado.
“Ampliar a presença da Ordem na região vai contribuir com a defesa e o respeito às prerrogativas da advocacia, e também com o múnus público exercido pelos advogados e advogadas junto à sociedade como um todo”, ressaltou a presidente da OAB Santa Catarina. Na oportunidade, Cláudia Prudêncio pediu para que a comitiva da advocacia santoamarense ficasse de pé para aplaudir a merecida aprovação do pleito.
O relator da proposta, o conselheiro estadual Orlando Mazzotta, observou que a Subseção de Santo Amaro da Imperatriz vai contemplar também os municípios de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Rancho Queimado e São Bonifácio. “A economia dos municípios a serem abrangidos é consolidada, além disso, eles possuem alto índice de qualidade de vida”, justificou Mazzotta em seu voto favorável à proposição.
Quem apresentou a demanda ao Conselho Pleno foi o presidente da OAB Palhoça, Ezair José Meurer Júnior. “Hoje temos quase 1.300 mil advogados e advogadas em nossa Subseção, cerca de 200 profissionais são de Santo Amaro da Imperatriz, que no âmbito do Poder Judiciário Catarinense já possui uma Comarca própria. Por isso, propusemos que a OAB fizesse um movimento parecido”, explicou no plenário.
A sessão ordinária contou com a presença de membros honorários vitalícios da Seccional catarinense, como o advogado Adriano Zanotto e o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Rafael Horn, os quais manifestaram apoio ao pleito.
“Parabéns aos advogados e advogadas da região que, unidos, pleitearam pela sua merecida Subseção”, afirmou Zanotto. “Se a Imperatriz Teresa esteve em Santo Amaro em 1845. A OAB, ainda que com algum atraso, chega no município para fortalecer e valorizar ainda mais a advocacia santoamarense”, declarou Horn.
O prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Ricardo Lauro da Costa, também participou da reunião. O chefe do Executivo Municipal afirmou que cederá o espaço para construção da futura sede da mais nova Subseção da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC