Advogados e advogadas dos municípios de Porto Belo e Bombinhas passarão a contar com apoio de uma nova Subseção da OAB/SC. O Conselho Pleno da Seccional aprovou por aclamação e unanimidade a criação da 52ª unidade, que receberá o nome de Costa Esmeralda. A confirmação ocorreu na manhã desta sexta-feira (25), durante Sessão realizada no formato híbrido.
O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, destacou o entendimento dos conselheiros pela importância de ampliar a presença da Ordem nos municípios fronteiriços. “Foi aprovada a criação da 52ª Subseção da Seccional não apenas por unanimidade, mas também por aclamação. A unidade de Tijucas, que antes abrangia geograficamente Porto Belo e Bombinhas, deixa um filho que é a Subseção de Costa Esmeralda”, ressaltou Horn.
Relator da proposta, o conselheiro estadual Marcos José Campos Cattani contextualizou a criação da unidade. “A economia consolidada e a qualidade de vida na região tem atraído cada vez mais habitantes e turistas. Quanto mais pessoas, mais conflitos. Quanto mais conflitos, mais judicialização, logo se faz necessário a presença e o trabalho da advocacia”, explicou Cattani.
A criação da Subseção de Costa Esmeralda, a qual deve ter sede instalada em Porto Belo, também atenderá um antigo pleito dos profissionais que enfrentam dificuldades para se deslocarem até a unidade da OAB/SC em Tijucas.
O presidente da Subseção de Tijucas, João Moraes Azzi Junior, agradeceu pelo apoio e a compreensão dos conselheiros e diretores da Seccional. “A nova unidade da OAB/SC, que ganhou carinhosamente o nome de Costa Esmeralda, é um filho que a partir de agora vou acompanhar os passos. Faço votos para que a nossa nova Subseção traga muitas alegrias”, declarou.
Homenagem
Durante a sessão ordinária do Conselho Pleno realizada nesta sexta-feira (25), o advogado José Geraldo Ramos Virmond, falecido em maio deste ano, foi homenageado pela diretoria da Seccional. O tributo foi conduzido pelo vice-presidente da OAB/SC, Maurício Voos. Virmond foi ex-presidente da Seccional no período de 10/03/2006 a 31/12/2006.
Maria de Lourdes Bello Zimath, presidente da Subseção de Joinville, agradeceu à Seccional pelo reconhecimento aos mais de 30 anos de dedicação do advogado à Ordem catarinense. “Prestando serviços voluntários, não se afastava da sua alegria de viver, era uma pessoa peculiar. Sua liderança era hegemônica, os seus seis mandatos falam por si mesmos”, destacou.
Na ocasião, o advogado foi agraciado com a Medalha Florisvaldo Diniz, comenda entregue aos profissionais da advocacia pelos anos de contribuição voluntária à classe. A honraria foi recebida pela filha do advogado, Tatiana Maria Ramos Virmond, secretária-adjunta da Subseção de Joinville.
“Agora, diante da sua passagem para um outro plano, reviver suas memórias, seus caminhos e contribuições para esta instituição é um presente póstumo inestimável. Gratidão a cada um de vocês”, finalizou Tatiana.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC