Na noite desta segunda-feira (1º), a OAB Santa Catarina realizou o 1º Seminário de Conscientização sobre o Autismo, no Auditório da Seccional, mostrando o pioneirismo da Ordem catarinense em realizar eventos de grande relevância com abordagem de assuntos atuais. A abertura oficial do Seminário foi realizada pela presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, juntamente a presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da Seccional, Carla Ramos Gonçalves, autoridades e participantes.
O evento teve como objetivo principal promover uma maior compreensão sobre o transtorno do espectro autista, suas características, desafios e formas de inclusão na sociedade. Durante o seminário, foram abordados temas relevantes como direitos das pessoas com autismo, legislação vigente, políticas públicas, inclusão educacional e social, entre outros.
“Ver essa Casa cheia, lotada, muito me emociona. O dia de hoje é para que possamos de fato ouvir, aprender e acolher de fato. Este é um momento de extrema importância, fundamental para sensibilizar a comunidade, disseminar informações e contribuir para um ambiente mais inclusivo e acolhedor para as pessoas com autismo e suas famílias. Somente o conhecimento pode nos ajudar e é isso que estamos ofertando e buscando aqui hoje”, afirmou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.
“Este evento é um marco importante na busca pela inclusão e pelo entendimento do transtorno do espectro autista em nossa sociedade. A OAB/SC tem o compromisso em continuar lutando por uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos. Eventos como este são essenciais para promover a conscientização e a mudança de paradigmas, fortalecendo assim a defesa dos direitos das pessoas com autismo e de todas as PcD”, ressaltou a presidente da Comissão Defesa Direitos PcD, Carla Ramos Gonçalves.
"A sociedade precisa rever certos padrões enraizados que excluem quem tem alguma diferença. O preconceito não pode ser cultivado, ele precisa ser combatido a todo o momento com firmeza", comentou a Coordenadora-geral das Comissões, Ludmila Hanisch.
“A CAASC tem o prazer de apoiar iniciativas como esta, que buscam promover uma maior compreensão sobre o transtorno do espectro autista, suas características, desafios e, principalmente, as formas de inclusão na sociedade. Sabemos o quão essencial é garantir os direitos das pessoas autistas, e por isso nos empenhamos em apoiar eventos que contribuem para esse objetivo”, destacou a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC