A presidente Cláudia Prudêncio, realizou, nesta quinta-feira (21), o ato de assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Observatório Social Estadual (OSB-SC). O propósito do Observatório Social é engajar a sociedade na prática da cidadania, promovendo a análise crítica dos gastos públicos, fortalecendo os Observatórios Sociais locais, educando para a cidadania e supervisionando a gestão dos recursos estatais.
“O Observatório Social desempenha um papel crucial na promoção da cidadania e na fiscalização dos gastos públicos em Santa Catarina. Nossa parceria é muito importante para fortalecer o engajamento da sociedade na prática da cidadania, e estamos comprometidos em fortalecer os Observatórios Sociais locais e educar para a cidadania, envolvendo ativamente a sociedade nesse processo”, ressaltou a presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio.
“Hoje, o Observatório Social do Brasil em Santa Catarina reafirmou o compromisso com a nossa OAB catarinense, e esse auxílio da Seccional nas questões relacionadas à boa gestão pública, à transparência e à eficiência nos atos de gestão pública são essenciais, afinal a OAB é voz constitucional do cidadão. Então, literalmente é uma mão que é dada ao Observatório. Estou feliz demais com essa parceria e quem ganha é o cidadão”, enfatizou o presidente da OSB-SC, Thiago Albuquerque.
No termo assinado, a Seccional catarinense se compromete a apoiar o OSB-SC, participando como apoiador Institucional do Sistema OSB em Santa Catarina junto ao OSB-SC, além de: Auxiliar, mediante parceria com a comissão de moralidade pública, na análise de editais de licitação mais complexos, bem como prestar orientação jurídica relacionadas à gestão pública, prezando pela eficiência e transparência dos atos desta; Incentivar os membros da OAB/SC a participar dos Observatórios Sociais nas suas cidades, até mesmo como conselheiros e auditores do correto desempenho das funções dos observadores locais; Divulgar ações e eventos do Sistema OSB para contribuir com o propósito de mobilizar a sociedade para o exercício da cidadania através da observação crítica dos gastos públicos.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC