A OAB/SC marcou presença na abertura do 9º Seminário Nacional de Incentivo à Autocomposição, realizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que ocorreu nesta quinta-feira (4). Representando a Seccional, Jorge Mazera, diretor de Relacionamento com a Justiça Federal, participou da solenidade que reuniu membros do Ministério Público de todo o país para debater práticas resolutivas e consensuais.
O encontro integra a programação nacional destinada a fortalecer a cultura da autocomposição no sistema de Justiça, promovendo a troca de experiências e a disseminação de métodos consensuais de resolução de conflitos. Ao participar da abertura, a OAB/SC reforça seu compromisso com o diálogo interinstitucional e com iniciativas que ampliem o acesso a soluções mais céleres e efetivas para a sociedade.
“A autocomposição é um caminho essencial para aprimorar a entrega da Justiça. Participar deste debate ao lado do MPSC e de membros do Ministério Público de todo o país reforça a importância de construirmos soluções conjuntas, mais humanas e eficientes para quem busca nossos serviços”, destacou Mazera.
Programação
O evento segue até a sexta-feira (5) e a programação conta com painéis e palestras que destacam a importância do diálogo e da construção coletiva de soluções. Entre os temas estão os seguintes:
-
Autocomposição nos processos estruturais: construção de consenso e compromisso significativo;
-
A arte de fazer perguntas na autocomposição;
-
Elementos da negociação aplicados ao ANPC;
-
Neurociências, autocomposição e linguagens não verbais;
-
ANPP e práticas restaurativas: convergência e possibilidades de integração;
-
Práticas autocompositivas e autocomposição na infância, juventude e educação.



