Na última terça-feira (21), o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, esteve em Navegantes para ouvir as demandas, sugestões e expectativas do advogado João José Fagundes e da jovem advogada Alexandra Roedel em relação à profissão. A visita à cidade marca o início da etapa 2020 do ‘Papo de Colega’, projeto no qual é promovida maior interação entre a Ordem e as advocacias com as inscrições mais antigas e mais recentes nas 49 Subseções.
Segundo o presidente da OAB/SC, o ‘Papo de Colega’ abre a oportunidade para a Seccional ter maior entendimento sobre a visão da advocacia em relação a questões que vão da profissão à instituição. “Nosso objetivo é conhecer angústias e anseios dos advogados e advogadas em relação à profissão, mercado de trabalho e o que eles esperam de nós como instituição. Estamos muito felizes em poder retomar esse projeto, um canal de interlocução entre a Ordem e a advocacia catarinense”, disse o presidente, ao lembrar que o programa iniciou em 2019 e já percorreu 15 cidades. “Até o final desta gestão, percorreremos as 49 Subseções”, garantiu.
Na visita a Navegantes, Alexandra Roedel foi a primeira profissional a bater um papo com Horn, que foi ao escritório no qual ela dá os primeiros passos na carreira. Na ocasião, a jovem advogada falou dos desafios da profissão, mercado de trabalho e da percepção sobre o Sistema OAB. “A minha intenção sempre foi advogar. Porém, após concluir a faculdade e retornar a Navegantes, muitas dúvidas surgiram em relação à profissão e uma delas foi como me inserir no mercado de trabalho”, observou a jovem, que recebeu a credencial em dezembro do ano passado e, com muita persistência, conseguiu uma oportunidade de trabalho na cidade.
Sobre a Ordem, a profissional disse não ter tido muito contato com o Sistema e lamentou as faculdades não abordarem com mais ênfase a atuação da instituição, mas sinalizou o interesse em conhecer mais e até mesmo participar de uma das comissões da Seccional. O interesse surgiu após Horn dar a ela mais detalhes sobre os cursos de capacitação voltados à jovem advocacia, a Escola Superior da Advocacia (ESA/SC), Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), defesa de prerrogativas, entre outros.
A segunda parte do ‘Papo de Colega’ em Navegantes ocorreu na Sala da OAB/SC, no Fórum Desembargador Wilson Eder Graf. Dessa vez, o presidente da Seccional ouviu as demandas do advogado João José Fagundes, que possui 46 anos de advocacia e tem o registro profissional mais antigo da cidade (OAB/SC 1618). Durante a conversa, Fagundes pediu a Horn para que a Ordem continue atuante na garantia das prerrogativas da advocacia. “Nós queremos ver sempre a figura do advogado e da advogada ser respeitada e valorizada”, pontuou o participante.
Acompanharam o presidente da OAB/SC no ‘Papo de Colega’ a conselheira federal, Sabine Müller; o conselheiro estadual, Thiago Custódio; a presidente da OAB/SC em Navegantes, Ana Elisa Mamfrim; a secretária-adjunta da OAB/SC Navegantes, Marina Moritiz; e a conselheira da OAB/SC Navegantes, Fabíola Vieira.
Mais compromissos
Além de bater um papo com o advogado João José Fagundes e com a jovem advogada Alexandra Roedel, o presidente da OAB/SC teve mais três compromissos em Navegantes. Ele visitou a Procuradoria-Geral do Município e conversou com os advogados atuantes no órgão sobre as ações desenvolvidas pela Seccional em prol dos profissionais que atuam nas Procuradorias Municipais no Estado, colocou a Comissão de Procuradores Municipais à disposição dos profissionais e reforçou que a Ordem está vigilante em relação às prerrogativas da classe.
A segunda atividade foi uma reunião com a advogada Maria Rosa Draeger. Acompanhado da conselheira federal, Sabine Muller, e do conselheiro estadual, Thiago Custódio, o dirigente explicou à advogada os trabalhos desenvolvidos pela Ordem e a convidou para fazer parte de uma das comissões da instituição.
O presidente também participou da inauguração da sala da OAB/SC, no Fórum Desembargador Wilson Eder Graf e encerrou a visita com uma entrevista ao programa ‘Navegantes em Destaque’, da Rádio Dengo Dengo.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC