Ao cumprir agenda na região Serrana e Meio-Oeste do Estado na primeira semana do mês de março, o presidente da Seccional, Rafael Horn, proporcionou à classe interiorana a participação no projeto 'Papo de Colega'. Em Curitibanos, o dirigente visitou o escritório do veterano Osny Bittencourt Batista, de 82 anos. Com mais de cinco décadas de exercício profissional, o advogado é espelho para quem está ingressando na profissão. A conversa ocorreu na quarta-feira (04), com a presença de lideranças da OAB estadual e da Subseção.
Horn reconheceu o engajamento de Batista em prol da advocacia, pois foi presidente da Subseção de Curitibanos nos períodos de 1981/1982, 1995/1997 e 2001/2003. A liderança na Ordem curitibana lhe garantiu a Comenda Florisvaldo Diniz, entregue pelo presidente da Ordem estadual em solenidade na OAB local, também na quarta-feira (04).
Durante o 'Papo de Colega', o veterano compartilhou suas impressões sobre a profissão e o papel da OAB/SC. “Percebemos que um dos desafios atuais é o contato da instituição com a classe pelo crescimento do número de profissionais. A classe precisa ouvir o chamado da OAB. Os mais jovens devem participar como nós participávamos”, recordou ele, referindo-se à época em que viajava por todo o Estado.
O presidente da Seccional observou que a força da unidade da classe está atrelada a pautas como a luta pela democracia no país. “Vejo que a sua geração [Osny Bittencourt Batista] participou muito dos movimentos de democratização pela Ordem, criando uma vinculação muito forte entre a OAB e a classe com essa conquista, o que acabou gerando engajamento”, analisou o dirigente.
Calouros
Depois da conversa com o veterano, o presidente da Seccional ouviu os depoimentos dos calouros na profissão. Com a inscrição 56903, o advogado André Tonolli Montovani, 26 anos, agradeceu pela recepção da Ordem e disse que está iniciando na carreira com seu próprio escritório. “Vou procurar cada vez mais me espelhar nos meus professores e mestres que tive durante a faculdade”, acrescentou ele.
A advogada Paula Laise Pereira, 31 anos, tem a inscrição de 53838. “Estou começando aos poucos a entrar no mercado de trabalho. Pretendo começar atuando na advocacia dativa em busca de obter experiência”, compartilhou ela.
Presidente da Subseção de Curitibanos, Carlos Didoné, que acompanhou a agenda de Horn, colocou-se à disposição dos novos inscritos na Ordem. “Faz 26 anos que eu advogo e ainda não havia visto uma presença tão proativa como a do presidente Rafael. Ele está lutando pela advocacia. Vocês são realmente privilegiados por poder ter esse contato com o nosso presidente da Seccional. Queremos que a Ordem fique mais forte com essa iniciativa do presidente. Contamos com vocês e esperamos que entrem na Ordem e sintam-se em casa”, destacou o dirigente da OAB local.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC