Ampliando o atrelamento com a classe e valorizando os profissionais, a OAB/SC realizou a segunda edição do ‘Papo de Colega’ de 2020, nesta quarta-feira (29). Na Subseção de Tijucas, a conversa ocorreu com a advogada Elineide Licia Martins, 68 anos. Com quatro décadas de profissão e inscrição 2.477, a advogada destacou como uma das principais mudanças profissionais a implantação do sistema eletrônico dos processos.
Com atuação nas áreas civil e criminal, ela recordou do tempo em que era necessário estar mais presente nos fóruns, onde colegas de profissão, magistrados e outros funcionários conversavam, faziam amizades e trocavam experiências. “Esse vínculo acontecia na sala da OAB dos fóruns. Depois do processo eletrônico, a diferença no trabalho ficou muito grande. Não era mais preciso trazer e buscar processo. Mas sabemos que o processo eletrônico é irreversível. Se anteriormente fazia 4 mil quilômetros por mês, hoje não chego a fazer mil”, afirmou Elineide, ex-presidente da Subseção de Tijucas e que recebeu homenagem da OAB local após o bate-papo.
Acompanhada da filha Carla Martin, que hoje comanda o escritório da família, Elineide não escondeu o orgulho de ver a continuidade do seu trabalho. Carla se formou em Direito depois de já formada em Contabilidade. “Consegui unir as duas profissões”, contou ela, que segue os ensinamentos da mãe. “Gostaria que os advogados que estão se formando agora tivessem o mesmo coleguismo que minha mãe mantém com os profissionais”, desejou.
Novo inscrito
Também na Subseção de Tijucas, um dos mais novos advogados inscritos, Leandro Weber Sales, 28 anos, compartilhou que atua em um escritório há dois anos. “Como todos que estão iniciando na profissão espero sucesso e reconhecimento profissional”, contou ao presidente da Seccional, Rafael Horn, que comandou o ‘Papo de Colega’.
Sales recebeu conselhos para capacitação profissional com o ‘Iniciação à Advocacia’ e incentivo a participar das comissões, assim como conhecer a sede da Seccional para estreitar os laços com a OAB/SC.
“Estamos certos de que estamos despertando mais interesse pelo Direito, que hoje nos revela um universo de nichos para além dos já explorados tradicionalmente. Especialmente a jovem advocacia e os calouros inscritos na OAB/SC são os nossos garimpeiros por novas oportunidades de negócios dentro de um segmento específico”, observou Horn.
Presente no ‘Papo de Colega’, a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, apresentou os benefícios oferecidos à advocacia. Eventos esportivos, exames gratuitos e outros projetos visando o bem-estar da advocacia catarinense. “Começamos o ano com o ADVerão, que está percorrendo todo o litoral catarinense; a Colônia de Férias, atendendo crianças de todas as subseções durante as férias escolares; e o Programa pela Saúde Mental da Advocacia.”
Em 2020, a Caixa deve manter a campanha de vacinação, o Mais Saúde Caasc, com consultas médicas gratuitas, novos campeonatos esportivos, novos convênios.
Também participaram do encontro o anfitrião e presidente da Subseção de Tijucas, João Moraes Azzi Junior; o conselheiro estadual Marcos José Campos Cattani; o tesoureiro da Caasc, Alexandre Evangelista Neto; e a conselheira federal Sabine Muller.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC