A noite de ontem, terça-feira (26), marcou um momento especial na Subseção de Balneário Piçarras, presidida pela advogada Emmanuelle de Souza Teixeira Costa. Ao todo, nove instituições das cidades de Balneário Piçarras, Barra Velha e Penha, receberam 213 cordões girassol, por meio da Comissão de Direito Médico e da Saúde da Subseção local. Na ocasião, também estiveram presentes o secretário-geral da Subseção local, Adilson Pires Júnior, representantes das entidades e a presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da Subseção, Rozane Manuele Pereira.
A distribuição dos cordões vai ao encontro da Lei Municipal de Barra Velha, N° 053/2021, e da Lei Nacional 14.624, sancionada em julho deste ano, que formaliza o uso da fita com desenhos de girassóis como identificação de pessoas com deficiências ocultas, ou seja, aquelas que podem não ser percebidas de imediato. Entre elas estão a surdez, autismo, diabetes, asma, limitações intelectuais, deficiências cognitivas, entre outras.
“O papel da Ordem abrange, por óbvio, nossos advogados e advogadas, suas pautas e o trabalho diário de defesa e cuidado com a profissão, mas, além disso, devemos cumprir nosso papel social, pois tem relação com nosso dia a dia, de atender a sociedade e oferecer o melhor de nós. A solenidade realizada ontem na Subseção de Balneário Piçarras vai ao encontro desse dever e, sem dúvida, é algo marcante e importante, para nós, como Ordem e para a sociedade. Parabenizo a Subseção, por meio da presidente Dra. Emmanuelle, e a presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde local, Rozane Manuele Pereira, pelo empenho prestado à pauta. Que mais momentos como esse sejam realizados e contem sempre com o apoio de toda a OAB Santa Catarina”, afirmou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Sem dúvida, esse foi um dos momentos mais emocionantes de nossa gestão, pois mostra como é possível cumprir nosso papel social quando estamos unidos e comprometidos com a causa. Esses cordões simbolizam a necessidade de um mundo mais inclusivo e mais pronto para abraçar a sociedade com suas particularidades. Agradecemos o apoio dos que tornaram essa entrega possível, entre elas a Associação Cáritas Barravelhense, presidida por Giane Melo Silva e Sérgio Ricardo da Silva. Agradeço também o comprometimento da presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde de nossa Subseção, Rozane Manuele Pereira, e a nossa Seccional, em nome de nossa presidente Cláudia Prudêncio, por nos permitir e apoiar ações como essa, em prol da sociedade”, destacou a presidente da Subseção de Balneário Piçarras, Emmanuelle de Souza Teixeira Costa.
“A noite de ontem certamente ficará na memória de todos os presentes. Entregar algo que aparentemente é tão simples, entretanto tão significativo e valioso e certamente fará a diferença na vida de tantas pessoas, foi emocionante. Estar à frente da Comissão, vai muito além de cuidar de assuntos burocráticos, é ter também o olhar mais atento àqueles que de alguma forma precisam ser ouvidos, e porque não dizer ‘vistos’, que é justamente a função social do cordão, visibilidade para gerar empatia. Agradeço à presidente Emanuelle e a Associação Cáritas Barravelhense por tornar esse momento tão importante possível”, ressaltou a presidente da Comissão de Direito Médico e da Saúde da Subseção, Rozane Manuele Pereira.
As entidades que receberam as doações de cordões foram:
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Velha-SC
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Balneário Piçarras-SC
APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Penha-SC
AMA - Associação de Pais e Amigos do Autista de Barra Velha-SC
AMA - Associação de Pais e Amigos do Autista de Balneário Piçarras-SC
AMA - Associação de Pais e Amigos do Autista de Penha-SC
CAPS - Centro de Atenção Psicossocial de Barra Velha-SC
Instituto Bergamin e Conviver Residencia Inclusiva de Balneário Piçarras-SC