A presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Rejane da Silva Sánchez, conta que a OAB/SC, por meio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), quer informar a população e, durante a campanha, vem realizando uma série de ações para falar sobre o assunto. Os trabalhos iniciaram no dia 7 com palestra e, durante todo o mês de outubro, a CMA irá realizar uma campanha informativa sobre a prevenção no perfil da Comissão no Instagram (@comissaodamulher_oab_sc) com posts e a participação de médicos e da advocacia.
De acordo com a presidente da CMA, Rejane da Silva Sánchez, a iniciativa tem como objetivo apoiar a campanha Outubro Rosa, não apenas entre advogadas, mas também entre todas as pessoas. “Como advogadas e tantas funções desempenhadas pelas mulheres, muitas de nós continuamos a preterir nossas necessidades em detrimento de outros. Com isso, naturalmente, a saúde e o bem-estar acabam ficando em segundo plano. Mas as doenças e o esgotamento estão batendo em nossas portas, invadindo os nossos corpos. Por isso, precisamos lembrar do autocuidado, do amor próprio e da nossa saúde”, pontuou a presidente.
Pandemia: 75% das mulheres deixaram de fazer seus exames de rotina
Ela relata que a pandemia de COVID-19 fez com que 75% das mulheres deixassem de fazer seus exames de rotina. Em resposta a essa estatística, a Sociedade Catarinense de Mastologia idealizou o Movimento Rosa. “As clínicas parceiras vão oferecer exames, acompanhamento e tratamento, gratuitamente, a mulheres acima dos 40 anos com dificuldade de acesso ao sistema de saúde”, divulga.
Com o engajamento de clínicas, médicos e laboratórios, o Movimento Rosa terá duração de seis meses, entre 1° de outubro de 2020 e 1° de março de 2021, nas cidades da Grande Florianópolis, Tubarão, Blumenau, Itajaí, Lages, Chapecó, Criciúma, Mafra e Joinville. Saiba mais sobre o movimento https://movimentorosa.org.br/ .
CAASC disponibiliza 3 mil exames de mama gratuitos para as advogadas
Neste mês, a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina estará com todas as suas atenções voltadas a uma única causa: o câncer de mama. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. Somente para este ano, foram estimados 65 mil novos casos da doença, representando a primeira causa de morte por câncer nas mulheres brasileiras.
A redução de risco e o diagnóstico precoce seguem sendo os principais fatores para reduzir a mortalidade. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de cura para a paciente, chegando a 95%.
Diante de todos esses dados, a CAASC preparou um Outubro Rosa cheio de atitude e ação. Serão disponibilizadas para as advogadas três mil vagas gratuitas de exames de mamografia e ultrassom de mama nas 49 subseções do estado.
De acordo com a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio, as ações serão voltadas exclusivamente à prevenção do câncer de mama. “A Caixa, desde o início de nossa gestão, já vem desenvolvendo ações efetivas voltadas para a saúde da advocacia. Quando pensamos no Outubro Rosa, decidimos que as ações seriam totalmente focadas na prevenção, como já havíamos feito no ano passado. Sabemos do valor de um exame como a mamografia e nem todas as advogadas têm a possibilidade de realizá-lo sem que seja pela rede pública, o que pode demorar algum tempo. Para nós, a saúde não pode esperar. Por isso disponibilizamos os exames gratuitamente para as nossas advogadas”, explicou a presidente.
Os locais dos exames e como agendá-los estão disponíveis no site da CAASC ou podem ser consultados diretamente nas subseções.
Ações paralelas
Neste ano de pandemia, as iniciativas da Caixa no mês de outubro não se restringirão apenas aos exames, como explica a presidente. “A informação também é uma forma de prevenção. Por isso teremos profissionais de diversas áreas para falar sobre prevenção, tratamentos convencionais e alternativos, alimentação, terapias, dentre tantos outros. Vamos fazer da informação a nossa aliada”, disse Cláudia Prudêncio. A programação de lives da CAASC será divulgada semanalmente nas redes sociais e site.
Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa caracteriza-se pela iluminação de monumentos com feixes de luz rosa, cor do laço que simboliza o combate à doença. Sua história começou na última década do Século XX, quando o laço cor de rosa foi lançado como símbolo da luta contra o câncer de mama pela Fundação “Susan G. Komen for the Cure” e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, no ano de 1990. De lá para cá, foram inúmeras as iniciativas em todo o mundo. Hoje, praticamente todas as capitais brasileiras realizam atos em alusão ao Outubro Rosa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC