Em outubro, a OAB/SC, por meio da Comissão de Educação Jurídica (CEJ), vai lançar o ebook ‘A Educação Jurídica no Brasil: Perspectivas em Debate’. A obra vai reunir 20 artigos e tem o intuito de promover as práticas, metodologias, ações e experiências da trajetória histórica, política e social relacionados à educação jurídica brasileira. A Seccional Catarinense já iniciou o processo de inscrição dos artigos, que será encerrado no dia 10 de agosto.
De acordo com CEJ, a produção do ebook contará com seis fases, dentre as quais estão: inscrição dos artigos, que ocorre até o dia 10 de agosto; avaliação e julgamento dos artigos por pareceristas (11 de agosto a 25 de agosto); divulgação dos artigos aprovados (28 de agosto); período para correção e ajustes necessários para os artigos aprovados (29 de agosto a 15 de setembro); revisão final dos trabalhos pela Editora e Comissão Organizadora do projeto (16 de setembro a 2 de outubro); e, por fim, a publicação do ebook no site da OAB. A obra contará ainda com registro na Biblioteca Nacional (ISBN) para fins de direitos autorais.
Em relação à avaliação e julgamento dos artigos, a Comissão informa que todo conteúdo recebido será encaminhado para leitura prévia aos pareceristas, e, caso necessário, aos autores para eventuais modificações. A CEJ pontua ainda que poderão ser contemplados mais de um artigo do mesmo autor, desde que os trabalhos estejam dentro da temática estabelecida, que é a Educação Jurídica.
“Por meio do ebook ‘A Educação Jurídica no Brasil: Perspectivas em Debate’, a OAB/SC tem como objetivo fomentar pesquisas sobre educação jurídica na contemporaneidade e é bastante pertinente para o atual momento no qual estamos. É importante frisar que a obra vai contar com escritos e falas, cujo intuito é abastecer a nossa classe de conhecimento e propagar a valorização do Republicanismo e do Estado de Direito”, observou o presidente da CEJ, Newton César Pilau.
Contribuição
O secretário da Comissão e o idealizador do projeto, Daniel Ribeiro Preve, concordou com o posicionamento do presidente e confirmou a relevância da publicação do ebook, que, segundo ele, servirá como fonte de informações ao profissionais da área. “Com esse trabalho, a nossa proposta é destacar as novas práticas e a criatividade na área da Educação Jurídica. Atualmente, devido à pandemia causada pelo Coronavírus, o Judiciário passa pela virtualização, as aulas nos cursos de Direito têm sido realizadas de forma remota, e novas metodologias têm sido adotadas para contribuir para a advocacia se adequar ao atual cenário. Por isso, a importância dessa obra”, disse
Preve pontuou também que, além da advocacia de todo o país, pesquisadores da área jurídica também podem submeter artigos ao processo de seleção de conteúdo para o ebook. Quem tiver interesse em ver o seu trabalho na obra, pode enviar o material para o e-mail educacaojuridica@oab-sc.org.br.
Para mais informações sobre o edital completo e sobre a produção do ebook, clique aqui.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC