A sede da OAB/SC foi palco, na noite desta terça-feira (2), da abertura do X Congresso de Direito Processual do Projeto Mulheres no Processo, reunindo representantes da advocacia e da comunidade jurídica em Florianópolis. Pela primeira vez sediado pela Seccional, o evento contou com a participação do presidente da Ordem, Juliano Mandelli, que marcou presença na solenidade que inaugurou a programação promovida pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP).
Reconhecido como um dos mais relevantes encontros jurídicos da região Sul do país, o congresso celebra sua 10ª edição homenageando a professora Leilane Zavarizi da Rosa, referência no ensino do Direito Civil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e responsável pela formação de gerações de juristas. A realização em Santa Catarina reforça o compromisso da OAB/SC com a promoção do debate acadêmico e com o fortalecimento da participação feminina no Direito Processual.
"Quero dizer que estou aqui com muito orgulho, com muita honra, representa a advocacia de Santa Catarina, nesse momento especial. Um momento também de inclusão e eu conversava isso com a Isabela, um congresso feito e realizado por mulheres, mulheres competentes, capacitadas que merecem ter toda visibilidade, todo protagonismo junto ao processo civil catarinense e nacional.", destacou o presidente Mandelli.
A diretora administrativa da OAB/SC, Isabela Medeiros, fez elogios e destacou a presença da docente na academia. “Uma professora que, ano após ano, esteve presente onde realmente importa: na vida acadêmica que pulsa nas salas de aula, nos corredores, nos grupos de estudos, na orientação cuidadosa, na conversa que acolhe, no rigor que forma e no afeto que permanece.”, declarou.
Douglas Dal Monte, coordenador-geral das Comissões Temáticas da OAB/SC, falou sobre a inspiração de Leilane para os alunos. “É evidente que a professora Leilane nos inspira; é a professora que, aliás, nos inspira a todos — todos os alunos, todos os profissionais que tiveram a honra de serem seus alunos. Não foram um, nem dois, mas tenho certeza de que milhares. E desses todos, não tenho a menor dúvida em dizer que cada um, sem exceção, só tem palavras positivas para falar da professora.”, afirmou.
"Professora Leilane, que o processo civil é algo apaixonante, não temos dúvidas. Temos aqui hoje inúmeras processualistas e tenho certeza que muitas delas se inspiraram em vossa excelência. Você que tanto fez na academia, na Universidade Federal e que tanto levou essa paixão do processo civil pelo estado catarinense.", enfatizou Ezair Meurer, diretor-geral da ESA/SC.
“E a grande professora de direito civil é a professora Leilane Zavarize — professora de todos nós. E, então, algumas pessoas disseram sobre a professora, e anotei aqui: didática, extremamente inteligente, sábia, sempre foi de uma gentileza gigantesca, encantadora, inspiradora.”, finalizou Pedro Miranda, presidente da CAASC.
Programação
Em dois dias de evento (2 e 3 de novembro),a programação contempla temas de fronteira do processo civil, como inteligência artificial, processo digital, proteção de dados e governança, conectando pesquisa, prática e inovação.
Além do debate de temas contemporâneos, o evento tem como objetivo principal a inclusão e o protagonismo de mulheres processualistas, sem deixar de ser um espaço aberto e destinado a mulheres e homens que buscam constante aperfeiçoamento acadêmico e profissional.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


