Na noite de hoje (9), a Seccional foi palco da palestra "A Competência da Justiça do Trabalho e os Recentes Julgados do Supremo Tribunal Federal (STF)". O evento contou com a presença do advogado Gustavo Villar Mello Guimarães, que esteve presente no evento representando a presidente da Ordem catarinense, Cláudia Prudêncio, realizando a abertura do evento.
A palestra foi ministrada pelos convidados André Gonçalves Zipperer e Guilherme Guimarães Feliciano, que apresentaram uma abordagem ampla sobre a Justiça do Trabalho, destacando os desdobramentos dos mais recentes julgados do STF, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de atualização e aprofundamento em questões jurídicas fundamentais para a prática advocatícia.
“Temos hoje uma missão bastante técnica e difícil no noticiário e em todos os ramos do Direito, mas principalmente no Direito do Trabalho. Estamos vivenciando hoje, em termos de internvenção ou de atuação como é no chamado pelo Superior Tribunal Federal, em relação a competência material da Justiça do Trabalho. É um tema que desafia muito todos os advogados, principalmente à aqueles que atuam na Justiça do Trabalho”, afirmou o advogado Gustavo Villar Mello Guimarães.
“É importante a gente estar sempre se atualizando, hoje estamos cada vez mais nichados e essa especialização requer que estejamos sempre em atualizações. A coordenadoria das Comissões preza e estimula muito a realizações de eventos como o desta noite e sem dúvidas o trabalho desenvolvido por todos ajuda que a gente tenha a casa cheia”, ressaltou a coordenadora da coordenadora-adjunta das Comissões, Lidiane Feijó.
”O que nós procuramos hoje aqui é justamente estar com o pés no chão. Dizer que não existe direito constitucional se não tivermos instrumentalização, não adianta bela constituição federal se não conseguimos instrumentalizar, não adianta termos Código Penal e leis atualizadas se não conseguimos pôr em prática e não adianta ter Direito do Trabalho se não tivermos instrumentalização e isso passa por competência, por órgãos aparelhados para exercer essa competência”, ressaltou presidente do TRT-12, desembargador Amarildo Carlos de Lima.
”É uma belíssima iniciativa realizar este evento com uma temática tão candente e importante do mundo do Direito do Trabalho. Parabenizo a OAB e a Matra-12 pela realização deste evento. De fato, é um dos temas mais importantes que nós temos hoje no âmbito das relações do trabalho como nós o conhecemos”, afirmou o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Piero Rosa Menegazzi.
“Os temas abordados nesta palestra são de extrema importância para nós, profissionais do Direito Trabalhista. Esse evento nos permitiu refletir sobre as mudanças e desafios enfrentados nesta área, bem como nos motivou a buscar constantemente aprimorar nossos conhecimentos em prol dos direitos dos trabalhadores e da justiça social”, ressaltou o presidente da Comissão Direito do Trabalho, Felipe Falcão.
”A Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina é referência em todo o nosso estado, pois leva aos advogados benefícios. Nós desenvolvemos ao longo da gestão, benfícios sem custo como por exemplo a parceria com o Hospital Albert Aisten, cujo o qual os advogados tem na palma da mão 24h por dia atendimento com os melhores especialistas da America Latina”, destacou a vice-presidente da CAASC, Herta de Souza.
“Esse evento se insere na ideia da Amatra 12 de que debates, estudos e reflexão leva ao conhecimento pensado. Podemos não concordar com o tema dessa tese jurídica, mas se debatermos essa tese temos uma reflexão sobre o tema”, afirmou o presidente da Amatra 12 e Juiz do Trabalho, Elton Antônio de Salles Filho.
“A competência da Justiça do Trabalho e a análise dos recentes julgados do STF são temas de extrema relevância para nós, advogados, que estão no início de suas carreiras. Este evento nos proporciona uma oportunidade única de aprendizado e reflexão, enriquecendo nossa prática profissional e nosso compromisso com a justiça e os direitos dos trabalhadores”, destacou o membro da Comissão Jovem Advocacia, David Mezeco, representando a presidente da Comissão, Isadora Barth.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC