Na noite da última segunda-feira (28), a OAB/SC abriu as portas para os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na ocasião, a Seccional, por meio da Comissão da Jovem Advocacia, realizou a abertura da 23ª Semana Jurídica do Curso de Direito da UFSC, que tem como objetivo promover debates de interesse dos alunos e da advocacia em geral. A iniciativa é uma realização do Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif).
Para o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Arthur Bobsin, poder realizar a abertura e as primeiras palestras do evento é uma honra para a OAB/SC, uma vez que a instituição também será a ‘casa’ dos acadêmicos dentro de pouco tempo. “É com muita alegria que sediamos a abertura da Semana Jurídica, pois os jovens que marcaram presença no início deste evento, certamente, estarão nas fileiras da Ordem daqui a alguns anos e próximas gestões. Então, é com muita alegria que, na pessoa do presidente da OAB/SC, Rafael Horn, agradeço a todos os acadêmicos e palestrantes que estiveram presentes no início de mais uma edição desse projeto”, disse.
Após a abertura, aconteceu a palestra ‘Mulheres e o Mundo Jurídico: Desafios da Carreira e Violação de Direitos’ ministrada pela desembargadora Maria de Lourdes Leiria, pelas juízas Carla Fernanda Fritsch Martins e Lilian Telles de Sá Vieira, e pela advogada Ana Cristina Ferro Blasi. Após o debate de abertura, aconteceram as apresentações dos grupos de pesquisa e extensão do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC (CCJ/UFSC), que foram inauguradas pelo Grupo de Pesquisa em Constitucionalismo Político (GConst), com a palestra intitulada ‘Frankenstein e a Vanguarda Moral’, na qual o professor e pesquisador do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (CFH/UFSC), Alessandro Pinzani, abordou a temática ‘neoconstitucionalismo’.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC