Reafirmando o compromisso com a transparência na gestão, a OAB/SC renovou por mais um ano o contrato com uma das maiores empresas de auditoria do mundo, a BDO Brazil. A empresa agora foi contratada para auditar todos os contratos em vigor e o Balanço de 2015. Segundo Dioclécio Oechsler, sócio da BDO Brazil, houve grande avanço nos controles internos da entidade implantados desde 2013. “Há transparência na gestão e manejo dos recursos, além de um ambiente colaborativo, que auxilia o trabalho de auditoria. A entidade como um todo melhorou muito nesses aspectos”, diz Oechsler.
O processo de auditoria é dividido em duas etapas. Primeiro, são coletadas informações sobre o ambiente de controle interno da organização para verificar como são manejados os recursos. “Avaliamos a eficiência desses procedimentos e determinamos um nível de confiança às operações da entidade. Em seguida, executamos uma série de testes, junto a bancos e outras entidades externas, para nos certificarmos de que os saldos declarados nas demonstrações contábeis coincidem com o que de fato há nessas entidades externas. Dessa forma podemos atestar a exatidão dos saldos contábeis”, explica o sócio da BDO Brazil.
Membro da BDO International Limited, a empresa é a quinta maior firma de auditoria e consultoria do país e presta serviços de auditoria e consultoria em mais de 140 países. Em 2013, foi premiada pelo Diário Comércio, Indústria e Serviços (DCI) como a mais admirada do País na área de auditoria, consultoria e contabilidade. Para o Diretor-Tesoureiro da OAB/SC, Luiz Mário Bratti, essas credenciais eram necessárias devido à situação delicada em que estavam as contas da OAB/SC. “Era preciso resgatar a credibilidade, por isso contratamos uma empresa que é referência mundial no assunto”, explica.
Principais mudanças
1) Compras. Foi implantado registro automático de notas fiscais e a preservação de cotações de compras para consultas futuras. A automação liberou os funcionários para outros trabalhos. A contabilidade foi integrada à tesouraria.
2) Controle patrimonial. A OAB/SC não tinha, até 2013, qualquer registro atualizado de seu patrimônio. Hoje, todos os bens da Seccional estão devidamente catalogados.
3) Contabilidade das Subseções. O sistema passou a concentrar todos os registros de contabilidade das 44 Subseções.
4) Integração com RH. Todo o trabalho físico do RH para geração de guias de pagamento de encargos e envio à tesouraria foi automatizado.
5) Relatórios mais rápidos. Agora é possível gerar rapidamente relatórios contábeis, permitindo à Seccional analisar qualquer ponto da cadeia de custos.
6) Custos por departamento. Cada departamento ganhou um centro de custo, o que garante controle e auxilia na elaboração de orçamentos focados na necessidade de cada setor.
7) Alteração do regime de caixa para regime de competência. As receitas e as despesas passaram a ser registradas quando o documento (de recebimento ou pagamento) é registrado, não mais quando do recebimento ou pagamento. A mudança permite conhecer a situação real do caixa, com maior controle das receitas e despesas ainda não efetuadas. Facilita ainda o planejamento financeiro e contábil da instituição, principalmente em relação às despesas trabalhistas programadas. Essa alteração levou à Seccional a registrar déficit contábil no balanço 2014 - um ajuste necessário e avalizado pela Diretoria. Entretanto, o déficit é meramente contábil, não significando prejuízo financeiro, já que os resultados financeiros foram positivos.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC