Na última quinta-feira (05), a Subseção de Balneário Camboriú chegou aos 40 anos e, para comemorar a data especial, a OAB/SC levou à cidade, de forma virtual, o projeto ‘Papo de Colega’. Na ocasião, o presidente da Ordem, Rafael Horn, e o presidente da Subseção, Shames André Pietro de Oliveira, bateram um papo com a advocacia mais experiente e também com a jovem advocacia local, no qual ouviram histórias, posicionamentos, anseios e expectativas da classe em relação à profissão e à Seccional.
Entre os participantes do ‘Papo de Colega’ com o presidente da OAB/SC estiveram os primeiros advogados da cidade e fundadores da Subseção, Adilson Alexandre Simas (OAB/SC 1.193) e Francisco Tadeu Guilherme (OAB/SC 2.617), além do recém-chegado à advocacia catarinense, Mateus Jagmin Gomes (OAB/SC 59.260).
O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, ouviu atentamente todos os posicionamentos da advocacia presente no ‘Papo de Colega’ e parabenizou a Subseção de Balneário Camboriú pela atuação e serviços prestados à advocacia catarinense. “A OAB é uma obra coletiva e este ‘Papo de Colega’ é uma forma de agradecer os profissionais que participaram de forma efetiva na história da instituição para que a Subseção tivesse uma história gloriosa, como a que tem hoje. Este é um momento de gratidão aos profissionais que serviram de farol para a nossa classe e também de receber a nova advocacia, que será o futuro da nossa instituição”, destacou.
Na ocasião, o presidente da Subseção de Balneário, Shames André Pietro de Oliveira, disse estar muito feliz com a evolução pela qual a Subseção passou ao longo desses 40 anos e reforçou que todo avanço é fruto do trabalho das gestões passadas e da equipe da atual gestão. Ele também agradeceu à OAB/SC por proporcionar à advocacia local o ‘Papo de Colega’ durante a celebração on-line dos 40 anos da Subseção na cidade.
“Então, eu tenho enorme satisfação em ocupar a direção da Subseção nesta data tão importante e poder presenciar este momento. Agradeço à Seccional a presença de todos e, em breve, quando esta pandemia passar, vamos comemorar esses 40 anos de forma presencial”, pontuou Oliveira.
A advocacia experiente
Durante o bate-papo, o advogado Adilson Alexandre Simas lembrou o movimento, do qual fez parte, para a instalação da Subseção no município. “Fiz parte da Subseção de Itajaí, que representava também as cidades de Itapema, Camboriú, Balneário Camboriú e Balneário Piçarras, até que, em 1975, passei a residir em Balneário Camboriú e comecei a acompanhar a evolução do número de advogados e advogadas na cidade. Foi aí que tivemos a ideia do projeto para o município ter uma subseção própria”, lembrou.
Simas está na profissão desde 26 de maio de 1970 e foi presidente da Subseção de Balneário Camboriú por dois mandatos. “São 50 anos de advocacia e muitas boas histórias e lembranças para compartilhar”, destacou.
Prestes a completar 42 anos de advocacia, Francisco Tadeu Guilherme, que também acompanhou o processo de instalação da Subseção de Balneário Camboriú, fez um panorama sobre a advocacia mais experiente e a jovem advocacia. Ele lembrou como foi o início da carreira dele, quando recebeu a credencial, em 22 de novembro de 1978, e dos anseios e expectativas que tinha em relação à profissão.
“Antes, tínhamos uma meta. Quando o advogado era ético, honesto e transparente com os seus clientes, ele começava a fazer o nome dele e, cinco anos após esse início, ele começava a ganhar dinheiro para sustentar a família e o próprio escritório. Hoje, os profissionais tem mais acesso à informação e a jovem advocacia precisa e deve abraçar as oportunidades e capacitação, sejam elas presenciais ou on-line, e contar com o apoio da nossa Seccional e Subseção”, contou o advogado Francisco Tadeu Guilherme, que foi vice-presidente e tesoureiro da Subseção de Balneário Camboriú.
A jovem advocacia
Com a credencial em mãos desde primeiro de julho deste ano, Mateus Jagmin Gomes, aproveitou a oportunidade para relatar a visão que tem da OAB/SC e como se sente por ter obtido o registro profissional em meio à pandemia causada pelo Coronavírus. “Vejo a Ordem como uma instituição que resguarda os direitos da nossa classe e que vai nos dar suporte quando tivermos de enfrentar algum problema, além de disponibilizar ferramentas e serviços, como as audiências virtuais, por exemplo, para melhorarmos como profissionais. É uma rede de apoio”, pontuou.
Já em relação a ser um jovem advogado em meio à pandemia, Gomes pontuou que esse início de carreira tem sido um desafio, uma vez que no caso dos jovens advogados, iniciantes na profissão, há dificuldade na captação de clientes. “Porém, dispomos de tecnologias e precisamos nos adequar ao atual momento e utilizar das ferramentas necessárias ao nosso favor”, completou.
Participantes
Marcaram presença no ‘Papo de Colega’ em comemoração aos 40 anos da Subseção de Balneário Camboriú a secretária-geral adjunta da OAB/SC, Luciane Mortari, o ex-presidente da Subseção e atual tesoureiro da OAB/SC, Juliano Mandelli; a coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC, Clarissa Medeiros, a ex-presidente da Subseção, Reti Jane Popelier; o ex-vice-presidente da Subseção, Jaime Schappo; os conselheiros da Subseção, José Álvaro Machado, Fernando Bastos, Jamila Santana,Patrícxia Nocodemus Valenzuela, Marcos Krzisch, Guilherme João Sombrio, André Pessoa, Maria Helena Bittencourt; os conselheiros estaduais, Rosemeri Farina e Rodnei Santos; o conselheiro do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e ex vice-presidente da subseção, Rudnei Luis Baldi; e o delegado da CAASC, Ramon Maçaneiro.
O evento contou ainda com participação em peso da diretoria da Subseção — Rafael Pierozan (vice-presidente), Emanuelle Carnevalli (secretária-geral), Joelma Baldo (secretária-adjunta) e Alessandra Pegorini (tesoureira). Os presidentes das Subseções de Rio do Sul e Videira, Fábio José Soar e Eliane Spricigo, respectivamente, também prestigiaram o ‘Papo de Colega’ on-line em Balneário Camboriú.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC