Nesta quinta-feira (31), a OAB Santa Catarina realizou o “110° Colégio de Presidentes de Subseções, Conselho Pleno e Colégio de Delegados CAASC”, no Hotel Sibara Flat & Convenções, em Balneário Camboriú. O evento foi liderado e conduzido pela presidente da Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio, e reuniu a diretoria da OAB/SC e CAASC, presidentes das 53 Subseções, conselheiros estaduais, membros das comissões da Seccional, delegados da CAASC e autoridades locais.
“Sonhamos há muito tempo em reunir todos vocês. Somos uma grande equipe e só conquistamos tudo que conquistamos graças ao trabalho de todos. A OAB Santa Catarina trabalha 24h por dia, sete dias da semana para entregar o melhor aos nossos advogados e advogadas e ao nosso jurisdicionado. Hoje é um dia histórico para nossa Seccional. Obrigada a todos que compartilham essa caminhada de Ordem comigo. Seguimos juntos”, destacou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
“Chegou nosso 110º Colégio. Quantos já se passaram, quanto já aprendemos e deliberamos uns com os outros, quanto crescimento. Passamos da metade e, olhando para trás, me encho de orgulho por tudo que passamos, somos uma equipe, cada um com seu papel fundamental nessa engrenagem chamada OAB Santa Catarina. Estamos aqui, hoje, mais no sentido de comemorar as conquistas, o crescimento, que ainda serão maiores na próxima metade de nossa gestão”, enfatizou a presidente da Subseção de Balneário Camboriú e anfitriã do evento, Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli.
“Quero cumprimentar todos os advogados e advogadas aqui presentes. Sei que é muito mais do que um Colégio de Presidentes, é um “super” Colégio, com os melhores da advocacia catarinense. Quero que todos se sintam bem-vindos para podermos tratar dos assuntos mais recentes”, salientou Eduardo de Mello e Souza, vice-presidente da OAB/SC e coordenador do Colégio de Presidentes das Subseções da Seccional.
Na ocasião, foi realizado um balanço da gestão desde o início (2022), até este momento (agosto/2023). A presidente Cláudia Prudêncio apresentou as principais conquistas da Seccional catarinense neste 1 ano e 8 meses de gestão sob sua liderança, além de apresentar os números obtidos no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SC (TED), na secretaria-geral e na tesouraria da Seccional.
Dentre os pontos destacados pela presidente estiveram: o projeto “Mais Honorários no bolso do advogado(a)”; o aumento da tabela de honorários dativos, com a conquista do aumento na tabela de honorários da advocacia dativa diante do Conselho da Magistratura, aprovando um orçamento de mais de R$ 52 milhões; a nomeação do TJSC de 628 novos servidores, resultado da interlocução da Seccional com o Tribunal; pedido de mais concursos para juízes visando mais celeridade nos processos; a conquista da OAB/SC para que o Banco do Brasil, Detran e Caixa não exijam procuração pública ou firma reconhecida da advocacia; a instalação de 11 novas unidades jurisdicionais e a programação de mais 15; a conquista de 22 salas da OAB nas delegacias do projeto “OAB Por Elas”; as inúmeras inaugurações de salas da OAB/SC em Presídios e Penitenciárias; as inaugurações e revitalizações de diversas sedes de Subseções no Estado; a conquista de Parlatórios Virtuais instalados em todas as unidades prisionais e socioeducativas do Estado; liberação de alvarás; o lançamento da Blitz das Prerrogativas; o incentivo ao esporte com a realização de Campeonatos Estaduais de Futebol Feminino e Masculino.
No âmbito da Jovem Advocacia, a presidente Cláudia Prudêncio reforçou o congelamento da anuidade para 2023 e o desconto de 50% – sem mais escalonamento – para os(as) jovens advogados(as); o “Banco de Oportunidades”, ferramenta da OAB/SC que conecta profissionais e acadêmicos de Direito com escritórios e sociedades de advocacia e o Programa de Mentoria da Jovem Advocacia.
Já na área do conhecimento, um dos principais pilares da gestão atual, a presidente da Seccional apresentou aos senhores os números conquistados pela Escola Superior de Advocacia e pela Coordenadoria-geral das Comissões neste 1 ano e 8 meses: mais de 600 aulas; mais de 20 mil alunos; 50 mil participantes presenciais; 60 mil visualizações no YouTube e mais de 20 mil reproduções da ESACast.
“Em 1 ano e 8 meses, nós completamos seis vezes a volta no Estado, nas 53 Subseções. Esse propósito de ida é porque nós nos fazemos presentes no nosso interior. Nós não saímos para ficar apenas em fala, nós vamos lá, ouvimos e entregamos. Essa visão nossa, de ir lá, escutar, voltar e realizar é o que nos move. Atender nosso(a) advogado e advogada para que possam, cada dia mais, exercer suas profissões da melhor forma”, ressaltou a presidente da Seccional catarinense, Cláudia Prudêncio.
O vice-presidente do Conselho Nacional da OAB, Rafael Horn, também apresentou aos presentes os feitos conquistados pela OAB Nacional e seu trabalho à frente da vice-presidência.
“Tenho uma lição comigo, que considero valiosa: 'Qual o propósito de nós estarmos nesse trabalho de Ordem? Qual a razão?' O nosso propósito é realizar e transformar a vida da advocacia. Isso nos move, mesmo nas divergências, o que nos une é o amor pela advocacia. Certamente todos nós, independente do trabalho que realizamos, realizamos grandes feitos, juntos, em nosso trabalho pela advocacia através da Ordem, para um dia a dia cada vez mais digno a nossos advogados e advogadas”, salientou o vice-presidente da OAB Nacional, Rafael de Assis Horn.
Representando a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), o presidente Juliano Mandelli ressaltou as principais conquistas em seu tempo de liderança na Caixa, dentre elas a instalação de Escritórios Compartilhados pelo Estado; o Einstein Conecta, que oferece à advocacia catarinense orientação médica on-line do Hospital Israelita Albert Einstein; a parceria com a Jusbrasil; o incentivo ao esporte e cuidado com a saúde por meio do Circuito de Corridas da Advocacia Catarinense e o SOS Mulher Advogada, uma rede de apoio CAASC às mulheres advogadas vítimas de violência doméstica.
“A CAASC tem, hoje, um serviço de atendimento psicológico 24h por dia, sete dias da semana, no conforto da casa do advogado e da advogada, com consultas subsidiadas a R$ 44, totalmente disponível a qualquer advogado(a) do Estado, fazendo a diferença e chegando onde nunca chegamos antes. Inovando mais ainda, criamos um aplicativo de corrida, levando saúde na forma de esporte à advocacia catarinense. Focamos também muito em tecnologia, equipamos nossos escritórios compartilhados com computadores de última geração, tudo isso para oferecer o melhor em assistência a nossos(as) advogados(as)”, afirmou o presidente da CAASC, Juliano Mandelli.
Compuseram a mesa diretiva: Cláudia Prudêncio, presidente da OAB/SC; Rafael de Assis Horn, vice-presidente da OAB Nacional; Emanuelle Moraes Ormeneze Carnevalli, presidente da Subseção de Balneário Camboriú; Eduardo de Mello e Souza, vice-presidente da OAB/SC e Coordenador do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/SC; Maria Teresinha Erbs, secretária-geral da OAB/SC; Thiago Degasperin, secretário-geral adjunto da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, diretor tesoureiro da OAB/SC; Caroline Rasmussen, tesoureira-adjunta da OAB/SC; Juliano Mandelli, presidente da CAASC; Herta de Souza, vice-presidente da CAASC; Rodrigo Goetten de Almeida, secretário-geral da CAASC; Elisangela Schaitel, secretária-geral adjunta da CAASC; Erivelton Alexandre Mendonça Fileti, tesoureiro da CAASC; Patricia Nolli, Juíza de Direito do Juizado Especial Cível da Comarca de Balneário Camboriú; David La Barrica, presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú; Pedro Cascaes Neto, conselheiro Estadual da OAB/SC e Coordenador-geral das Comissões; Douglas Anderson Dal Monte, diretor-geral da ESA/SC; Luciane Mortari, presidente do TED da OAB/SC; Rodrigo Indalencio Vilela Veiga, ouvidor-geral da OAB/SC; Gilberto Lopes de Oliveira, presidente IASC e Deivid Wiliam Prazeres, presidente da AACRIMESC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC