Foi aberto oficialmente na manhã desta terça-feira (03), o Seminário “20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa: avanços e perspectivas”, realizado pela OAB Santa Catarina, por meio da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da Seccional, ESA e CAASC. O evento, que acontece no plenário da OAB/SC, de forma totalmente gratuita, teve os trabalhos conduzidos pelo conselheiro estadual da OAB/SC, Roberto Bispo Pereira, que na ocasião, representou a presidente Cláudia Prudêncio.
“Aqui recebemos vocês sem protocolo, sem burocracia. Quando precisarem de qualquer informação, ajuda, a OAB de Santa Catarina estará sempre com as portas abertas”, destacou o conselheiro estadual, Roberto Bispo Pereira.
“É um ano muito especial para quem trabalha com a pessoa idosa, para quem defende a pessoa idosa. Comemoramos os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. Também é o ano em que a Constituição Federal comemora os seus 35 anos e a Declaração Universal dos Direitos Humanos comemora 75 anos”, comentou a presidente da Comissão do Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC, Ariane Angioletti.
“A CAASC dentro da Instituição, é o braço assistencial da advocacia e se preocupa sim, com toda à advocacia. Não só com a jovem, mas a advocacia idosa, que são pessoas que estão no sistema e já colaboraram muito com a instituição, já fizeram muito, e precisam de um olhar diferenciado”, reiterou Herta de Souza, vice-presidente da CAASC.
Logo após a cerimônia de abertura, foi ministrada pela presidente do IBDFAM, Maria Luiza Póvoa Cruz, a palestra “Os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa”. A programação será dividida em duas partes. Pela manhã, o foco será na autotutela e sistemas de apoio à pessoa idosa, e no período da tarde, os temas se voltam para as pessoas acolhidas em instituições de longa permanência para idosos.
O evento conta com o apoio do Fórum Catarinense da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa (Focapi). Os participantes receberão certificados de 7h/aula, que estará disponível no site da OAB/SC a partir de 15 dias úteis após o término do evento.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC