O Sistema OAB Santa Catarina reafirmou o compromisso com o futuro da profissão no 1º Colégio de Presidentes das Comissões da Jovem Advocacia das Subseções na gestão 2022/2024, o qual reuniu as lideranças dos jovens advogados e advogadas catarinenses nas 52 Subseções do Estado. A reunião ocorreu ao longo da tarde desta segunda-feira (18), no Plenário da Seccional em Florianópolis, oportunizando amplo intercâmbio de ideias para impulsionar o início da carreira dos profissionais.
“A jovem advocacia é o futuro da OAB e da profissão, por isso, sempre esteve entre as prioridades desta nossa gestão. Hoje promovemos esse encontro para aproximá-los do sistema, incentivando o desenvolvimento de proposições que atendam as reais necessidades dos jovens advogados e advogadas catarinenses”, reforçou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, antes de frisar que “todos sairão muito maiores do que entraram” do Colégio.
O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, participou de forma remota da abertura dos trabalhos. “Ouvir os pleitos de cada uma das regiões do Estado, por meio dos porta-vozes dos profissionais, é fundamental para que possamos realizar ações concretas em benefício não apenas da jovem advocacia, mas de todos os advogados e advogadas”, ressaltou Horn ao enaltecer a iniciativa da reunião.
Quem também esteve presente no encontro foi o presidente da CAASC, Juliano Mandelli, o qual se colocou à disposição das lideranças. “O nosso futuro é hoje e o de vocês é daqui para frente, então, contem conosco para o que precisarem nesta trajetória", declarou Mandelli.
A presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Seccional, Carolina Bianchini, conduziu os trabalhos do 1º Colégio de Presidentes das Comissões subseccionais.
Suportes
Os suportes oferecidos pelo Sistema OAB/SC à jovem advocacia foram apresentados aos presidentes dos grupos de trabalho, como forma de aproximar ainda mais os profissionais da instituição. Além dos benefícios e convênios da CAASC para os jovens advogados e advogadas, todos os participantes foram convidados a conhecer os cursos e eventos promovidos pela Escola Superior de Advocacia da Seccional e pelas Comissões Estaduais.
A participação da jovem advocacia junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Santa Catarina também esteve na pauta. Por fim, os presidentes das Comissões da Jovem Advocacia nas 52 Subseções do Estado foram introduzidos aos sistemas de Fiscalização e de Prerrogativas da OAB/SC.
Conduziram as respectivas exposições: o conselheiro federal da OAB por Santa Catarina, Pedro Miranda; o vice-diretor-geral da ESA/SC, Douglas Dal Monte; o coordenador-geral das Comissões da Seccional, Pedro Cascaes Neto; a presidente do TED/SC, Luciane Mortari; o presidente da Comissão de Prerrogativas e Defesa dos Honorários, Leonardo Pereima de Oliveira Pinto; o presidente da Comissão de Fiscalização, Marcelo Duran; e a presidente da Comissão de Esportes, Janaina Guesser Prazeres.
Projetos
A reunião de trabalho seguiu ao longo da tarde desta segunda-feira (18), na oportunidade foram debatidos os principais projetos da Comissão da Jovem Advocacia da Seccional para o triênio. Como por exemplo: o Conversa com a Jovem Advocacia; o Programa de Mentoria, que em sua primeira edição neste triênio superou o número de profissionais contemplados previsto no edital; o Banco de Oportunidades; entre outros.
Os presidentes dos grupos de trabalho subseccionais puderam ainda expor seus feedbacks e proposições ao longo do encontro, o qual foi encerrado com aula magna do Grupo de Estudos em Direito Aduaneiro.
Avanços já obtidos
Entre os avanços já obtidos pela OAB Santa Catarina para auxiliar a jovem advocacia, destaca-se o desconto de 50% na anuidade para os advogados e advogadas catarinenses com até cinco anos de inscrição, sem mais escalonamento. A medida foi anunciada pela presidente da Seccional, Cláudia Prudêncio, em dezembro do ano passado. Com isso, os jovens profissionais do Estado passaram a pagar a menor anuidade do Sul do Brasil.
Além do impacto direto e positivo do desconto para o bolso da jovem advocacia, outras realizações do Sistema OAB/SC oferecem o suporte necessário àqueles que estão começando suas carreiras profissionais. Os certificados digitais entregues pela CAASC, bem como a interiorização de cursos e eventos jurídicos nas Subseções do Estado, já são realidade para os jovens advogados e advogadas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC