Nesta sexta-feira (19), a OAB Santa Catarina apresentou às lideranças da advocacia catarinense que participaram do 106º Colégio de Presidentes das Subseções o projeto interinstitucional intitulado Programa Novos Caminhos, o qual tem como objetivo desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.
A participação da OAB/SC no projeto foi ratificada pelo membro honorário vitalício da Seccional catarinense Paulo Marcondes Brincas, que tem contribuído com as ações do Programa Novos Caminhos desde 2015. “O envolvimento da OAB funciona da seguinte forma. Ficando responsável e ajudando no que é mais importante: a empregabilidade desses jovens acolhidos”, explicou Brincas em sua exposição no Colégio.
O membro honorário vitalício propôs às presidências subseccionais e ao coordenador-geral das Comissões da OAB Santa Catarina, Pedro Cascaes, que sejam organizadas equipes de voluntários interessados em colaborar com a iniciativa juntamente com as demais instituições parceiras do projeto. A intenção é somar forças para auxiliar na capacitação e na inserção dos jovens no mercado de trabalho.
“Estamos adiantando para vocês que a continuidade dessa linda parceria deve ser assinada no próximo dia 30. Em breve, depois de avançarmos com as tratativas junto dos presidentes das Subseções e das Comissões temáticas, estaremos lançando a ampliação do programa no âmbito da OAB Santa Catarina”, declarou a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio.
Iniciativa
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).
Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho.
Com informações do TJSC.
Fotos: Isis Lacombe.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC