A Seccional catarinense da OAB quer o apoio da bancada catarinense na Câmara Federal para ajudar a derrubar o projeto de lei nº 2154/2011, de autoria do deputado Eduardo Cunha, que deseja extinguir o Exame de Ordem. Dos 16 parlamentares catarinenses, 13 já se manifestaram a favor do Exame – Carmem Zanotto, Celso Maldaner, Décio Lima, Geovânia de Sá, João Rodrigues, Jorge Boeira, Jorginho Mello, Mauro Mariani, Rogério Mendonça, Ronaldo Benedet, Edinho Bez, Marco Tebaldi e César Souza.
Para a OAB, a preservação dos direitos das pessoas depende orientação jurídica adequada, que é tarefa do advogado. Para a instituição, o Exame de Ordem tem por objetivo impedir a atuação profissional de quem não possui o mínimo conhecimento técnico e, dessa forma, proteger o cidadão e evitar danos irreparáveis.
O presidente da entidade, Tullo Cavallazzi Filho, está empenhado na busca do apoio de toda a bancada catarinense e ainda vai conversar com os demais parlamentares. “Estou mostrando a todos que, ao contrário de ser um privilégio, o Exame de Ordem é uma garantia para os cidadãos e sua extinção pode causar grande prejuízo aos brasileiros”, disse.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC