O presidente em exercício da OAB/SC, Marcus Antônio Luiz da Silva, e o Diretor Tesoureiro, Luiz Mário Bratti, estiveram em Rio Negrinho nesta sexta-feira (13) e atestaram, a bordo de um barco, que pelo menos metade dos escritórios de advocacia do município foram afetados pelas enchentes que assolaram a cidade nos últimos dias. Todos estão localizados na principal avenida do município. “Há escritórios no segundo andar que ainda estão inundados e os colegas estão preocupados, pois a previsão do tempo é de chuva forte no fim de semana”, disse Bratti. Os diretores planejavam ir também até Mafra e Canoinhas, que também sofrem com os efeitos das chuvas, porém o acesso estava bloqueado.
Toda a OAB/SC está mobilizada para apoiar os advogados que atuam no município. A Seccional autorizou a subseção a buscar um espaço provisório para que os advogados possam trabalhar e cumprir prazos. A CAASC vai bancar os custos com limpeza e montagem de móveis e o Sicoob Advocacia abrirá uma linha de crédito especial para aquisição de móveis e equipamentos.
Segundo o presidente da Subseção de São Bento do Sul, que abrange Rio Negrinho, Rogério Pscheidt, a maioria dos advogados atingidos já conseguiu se instalar provisoriamente nas próprias casas ou outros locais. Àqueles ainda sem condições de trabalhar, a Seccional disponibiliza as salas da OAB/SC em São Bento do Sul (Fórum e Vara do Trabalho, ambos no bairro Colonial) e Rio Negrinho (Fórum, no bairro Bela Vista), que não foram atingidas. A sede da Subseção de São Bento do Sul também está à disposição.
“Estamos monitorando também as situações de Mafra e de Canoinhas. Nessas cidades os escritórios de advocacia não foram tão atingidos quanto em Rio Negrinho. Permaneceremos acompanhando a situação e já estudamos outras medidas para minimizar as dificuldades dos advogados”, disse Marcus.
“Uma enchente dessa proporção não assistíamos há muitos anos. Eu, particularmente, nunca vi uma enchente atingir de forma tão drástica os escritórios de advocacia de Rio Negrinho”, disse o presidente da Subseção de São Bento do Sul. O presidente da Subseção de Itapema, Jean Pereira, acompanhou a comitiva que esteve em Rio Negrinho.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC