Na tarde desta terça-feira (9), ocorreu a Sessão de Instalação do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O evento contou com a participação do presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Wiliam Shinzato, representando a Seccional e a presidente Cláudia Prudêncio. A sessão ocorreu de forma online, por meio da plataforma Teams.
No encontro, foi registrado o histórico e a importância do GMF, bem como a necessidade de sempre buscar o respeito aos direitos humanos e condições dignas para as pessoas privadas de liberdade e os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Posse do novo integrante do GMF
Ainda durante a cerimônia, por indicação da OAB Santa Catarina, o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Wiliam Shinzato, foi nomeado integrante do Grupo de Monitoramento e Fiscalização dos Sistemas Prisional e Socioeducativo (GMF), como Representante de Conselhos e Organizações da Sociedade Civil. A nomeação destaca o comprometimento da Ordem catarinense em contribuir ativamente na melhoria e na transparência dos sistemas prisionais e socioeducativos do estado.
“Agradeço a oportunidade de representar a Seccional e a presidente Cláudia Prudêncio neste importante evento, que marca um novo modelo de trabalho, bem como a continuidade do aprimoramento da eficiência e transparência na gestão dos sistemas prisional e socioeducativo em nosso estado. Além disso, é uma honra passar a compor este importante órgão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina como representante da advocacia, de conselhos e de organizações da sociedade civil. A responsabilidade é imensa e estamos preparados em razão do longo tempo de atuação profissional e institucional na área. Contribuiremos no que for preciso para a defesa dos direitos fundamentais e de um sistema prisional e socioeducativo justo e humano” destacou o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Wiliam Shinzato.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC