A OAB/SC esteve presente na Parada da Diversidade realizada neste domingo (10), em Florianópolis. Na ocasião, a Seccional catarinense foi representada pela presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC, Margareth Hernandes; pelo vice-presidente da Comissão, Renan Beltrame Silveira; e pelo presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e de Gênero da Subseção de Chapecó, Matheus Afonso Brandini. Este ano, a Parada teve como tema “Políticas públicas por inteiro, nada pela metade” e reuniu, aproximadamente, 150 mil pessoas na Avenida Beira Mar Continental.
“A OAB/SC está presente na Parada LGBTI+ de Florianópolis há 13 anos, auxiliando a comunidade no esclarecimento sobre seus direitos, lutando e garantindo cidadania no combate ao preconceito e a discriminação”, ressaltou a presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero, Margareth Hernandes.
“Quero agradecer o apoio da nossa instituição, nossa presidente, Cláudia Prudêncio, e toda a sua diretoria. Um evento idealizado para confraternizar, mas principalmente para relembrar e refletir sobre as lutas diárias que a população LGBTI+ enfrenta na sociedade. Infelizmente, o Brasil ainda é um dos países que mais mata pessoas LGBTI+ no mundo, e por isso precisamos sempre ocupar espaços para debater, dialogar, pleitear direitos e ajudar a desenvolver uma sociedade mais justa, igualitária”, reiterou Renan Beltrame, vice-presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB/SC.
“No Brasil e no mundo muitas pessoas ainda são vítimas de homotransfobia pelo simples fato de existirem. Não é incomum ouvirmos no noticiário que um LGBTQIA+ foi agredido ou morto em decorrência de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Para mudar esse cenário, nada é mais importante do que políticas públicas e visibilidade. A Parada da Diversidade é o maior palco para mostrar a força e a resistência dessas pessoas, trazendo visibilidade para os que desejam ser respeitados e terem seus direitos constitucionalmente garantidos para usufruir de uma vida plena”, comentou Matheus Brandini, presidente da Comissão de Direito Homoafetivo e Gênero da OAB Chapecó.
A Parada da Diversidade é organizada pela Prefeitura da Capital catarinense, por diversas ONGs e instituições de caráter público, dentre elas, a OAB/SC e a UFSC, que compõem a comissão da Parada LGBTI+ de Florianópolis.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC