Na manhã de hoje, quarta-feira (13), foi oficialmente aberta a Sala Lilás, em Joinville. Este ambiente, dedicado ao apoio às vítimas de violência doméstica, foi inaugurado durante uma cerimônia solene realizada na Central de Polícia de Joinville. Representando à presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, a tesoureira adjunta da Seccional, Caroline Rasmussen, participou do evento.
“A Sala Lilás, mais do que um espaço físico, é um símbolo do compromisso com a garantia dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência doméstica. Sabemos que a violência contra a mulher é uma triste realidade, e é nosso dever, enquanto sociedade e profissionais do direito, criar mecanismos que proporcionem acolhimento e segurança para as vítimas. A criação desta sala especializada é um passo fundamental nesse sentido.”, afirmou a tesoureira adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen.
“Na ocorrência de um fato criminoso ocorrem diversas outras circunstâncias para que chegamos numa prioridade, e a Polícia Científica, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a nossa Polícia Civil, aliada com o Ministério Público Estadual e com o Poder Judiciário tem feito um trabalho excepcional no combate ao crime de Santa Catarina. Com esses números, a Polícia Civil de Santa Catarina aumentou sua produtividade em mandados de prisão em 61% no ano de 2023. Mas isso não aconteceria se não fosse a parceria com os poderes e a parceria dentro do Poder Executivo em Santa Catarina que tem se fortalecido cada vez mais e sendo muito harmônica”, comentou o Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
“Para mim, estar aqui hoje é uma grande alegria e uma realização, porque como Delegada de Polícia, eu fundei a delegacia da mulher em 1991 e de lá para cá eu tenho visto tantas transformações. Naquele tempo era só um sonho, nós não tínhamos nem uma delegacia, era um depósito coberto de zinco e hoje nós temos uma sala lilás. Naquele tempo nós acolhíamos a vítima com o nosso carinho, com nossa confiança, com a nossa esperança, nós policiais fazíamos isso dentro de uma pequena e modesta delegacia, mas nós sonhávamos em ter um grupo de mediação para que fosse feito um processo e que fosse agilizado no Judiciário e hoje nós temos o OAB por Elas. Então, estou vendo que desde aquela época até hoje, muita coisa foi feita”, ressaltou a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm.
Sobre a Sala Lilás
A Sala Lilás é um projeto da Polícia Civil de SC, por meio da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, com a destinação de um ambiente acolhedor e diferenciado dos demais atendimentos, possibilitando que a escuta à vítima seja realizada de forma mais humanizada e individualizada.
A Sala Lilás dispõe de duas áreas distintas, sendo uma de espera e outra para o atendimento das vítimas, além de banheiro.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC