A Ordem Catarinense participou da abertura da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada nesta terça-feira (23). A presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, Carla Ramos Gonçalves, representou a Seccional e a presidente Cláudia Prudêncio no evento, realizado na Favorita Golden Hotel & Eventos, em São José.
Durante toda a Conferência, que segue até o dia 25 de abril, os participantes discutirão questões relevantes, tais como: estratégias voltadas para a preservação e aprimoramento do controle social, com ênfase na inclusão das pessoas com deficiência; assegurar o acesso dessas pessoas às políticas públicas, bem como a implementação de uma avaliação biopsicossocial integrada; o financiamento destinado à promoção dos direitos das pessoas com deficiência; a promoção da cidadania e acessibilidade e os desafios relacionados à comunicação universal.
“O evento é um meio para garantir os direitos e a inclusão plena das pessoas com deficiência em nossa sociedade. Essa conferência representa uma oportunidade única para que os municípios participem ativamente e contribuam significativamente com a formulação de propostas cruciais que serão apresentadas na etapa nacional. É essencial que todos os setores da sociedade se envolvam nesse processo colaborativo, visando a promover uma sociedade mais inclusiva e acessível para todos”, ressaltou a presidente da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, Carla Ramos Gonçalves.
Vale destacar que o Estado de Santa Catarina foi o que mais realizou conferências municipais e regionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, se considerada a proporção ao número de municípios. No total foram 42 conferências municipais e regionais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC