Na primeira sessão do Conselho Pleno da OAB/SC de 2020, o presidente da Seccional, Rafael Horn, lançou o ‘Programa Mais Advocacia’, que define os planos de ação para 2020 e 2021. Idealizada pela atual gestão da Ordem, CAASC, ESA, Sicoob e OABPREV , a iniciativa tem 11 frentes: ‘Mais Defesa de Prerrogativas’; ‘Mais Defesa de Honorários’; ‘Mais Fiscalização’; ‘InovaOAB’; ‘ConectaOAB’; ‘Mais Conhecimento’; ‘Mais Saúde e Bem-Estar’; ‘Anuidade Zero’; ‘Início de Carreira’; ‘Mais Mulher Advogada’; e ‘Mais Segurança’.
As propostas atendem às sugestões da advocacia catarinense, acolhidas na pesquisa de gestão realizada em novembro de 2019. As ações InovaOAB e ConectaOAB são voltadas para melhorar o atendimento aos profissionais, com nova central de atendimento, criação de canal para a classe ter voz na Sessão do Conselho, Operação Prerrogativas, Banco de Oportunidades entre outras.
“Por se tratar de um dia emblemático, dia 14, quando há um ano firmamos nosso juramento junto à advocacia catarinense para atuar e bem representá-la, hoje lançamos o ‘Programa Mais Advocacia’ e que justamente vai tratar do nosso plano de ação para 2020 e 2021. Obviamente é um plano que está aberto e que vai contar com a colaboração não apenas na efetivação, mas principalmente com sugestões do nosso Conselho Estadual”, discursou o presidente da Seccional.
Aos conselheiros e lideranças presentes, Horn fez um resumo das ações de cada área, reforçando as metas de gestão. “O site serve para a advocacia catarinense saber o que faremos. Esse programa é o nosso norte até o final da gestão. O material já pode ser divulgado para toda a advocacia estadual, pois temos a certeza de que podemos fazer mais com a união de todos”, enfatizou Horn. Para conferir o programa, clique aqui.
Entre as lideranças presentes estiveram o vice-presidente da OAB/SC, Maurício Voos; o secretário-geral, Eduardo de Mello e Souza; a secretária-geral adjunta, Luciane Mortari; a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; o membro vitalício e ex-presidente da Ordem Adriano Zanotto; o tesoureiro da ACT (Associação Catarinense dos Advogados Trabalhistas), Fabrício Mendes dos Santos; e o presidente da Comissão do Direito do Trabalho, Gustavo Villar.
Prestígio institucional
Outro momento especial da primeira reunião do Conselho Pleno da OAB/SC foi a presença da nova presidente do TRT12, Maria de Lourdes Leiria, que recebeu os pleitos da advocacia catarinense para melhorias na área da Justiça do Trabalho. “O TRT12 está de portas abertas e vamos manter essas relações da melhor forma possível entre Tribunal e OAB/SC em benefício dos jurisdicionados respeitando os direitos de todas as partes”, declarou Maria de Lourdes.
O presidente Rafael Horn disse que se sente honrado com a visita e reforçou a expectativa quanto ao atendimento dos pleitos da advocacia trabalhista. O dirigente falou também sobre uma parceria com o Tribunal: “Vamos realizar um evento que busque combater o trabalho infantil em Santa Catarina, que é área de forte atuação da presidente Maria de Lourdes Leiria”.
Na oportunidade, a instalação de câmeras de áudio e vídeo em salas onde ocorrem audiências da Justiça do Trabalho foi uma das reivindicações reforçadas. “A nossa intenção é garantir o direito de todas as prerrogativas tanto dos advogados, quanto dos magistrados, das partes, e do Ministério Público”, enfatizou Horn. Uma possibilidade considerada pelo TRT12 é o sistema ‘PJe Mídias’, do Conselho Nacional de Justiça, como solução de gravação e armazenamento de arquivos audiovisuais originados em audiências.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC