A OAB/SC concedeu, na noite da última quinta-feira (06), a Medalha João Baptista Bonnassis ao advogado Silvio Saul Müller (OAB/SC 1822). A mais alta honraria da Seccional foi concedida ao advogado pela dedicação e contribuição à advocacia catarinense durante 42 anos. O decano, que tem 75 anos, atua profissionalmente desde os 33 anos de idade.
O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, foi o responsável pela entrega da comenda ao homenageado, durante a solenidade, destacou a importância da transformação da advocacia. “Transformar vai além de mudar. É fazer uso dos meios para fortalecer a nossa essência e os nossos valores. Transformar, portanto, é atualizar a advocacia, porém mantendo sua essência humana e libertária e, para isso, precisamos homenagear e nos inspirar em ícones, como, no caso, o nosso homenageado Silvio Saul Müller”, disse.
Uma vida dedicada à advocacia
A outorga é uma propositura do conselheiro estadual Pedro Adilão Ferrari Júnior, aprovada por unanimidade e aclamação pelo Conselho Pleno da OAB/SC, em março deste ano. Inscrito nos quadros da Ordem desde 1974, o decano participou da criação e instalação da 28ª Subseção da Ordem em Santa Catarina, no município de Palhoça, e também esteve à frente da presidência da Subseção de São José por três vezes.
Silvio Saul também foi Conselheiro Estadual, Secretário-Geral da OAB/SC e nomeado presidente da 2ª Câmara Julgadora no triênio 1998/2000. Na mesma gestão, assumiu interinamente a Presidência da Seccional, entre 26/06/1998 e 07/07/1998. Embora tenha sido jubilado em 26/07/2016, após 42 anos de contribuição à advocacia catarinense, o homenageado continua advogando no escritório do qual é sócio-fundador (Silvio Saul Müller e Advogados Associados).
O relator da propositura da homenagem junto ao Conselho, o conselheiro estadual Pedro Adilão Ferrari Júnior, também enalteceu a contribuição de Silvio Saul Müller para a advocacia catarinense. "A história do nosso homenageado não se limita apenas ao trabalho oabiano, mas também na postura, respeito, simpatia e ética que teve perante os seus pares, clientes e todos os servidores do Judiciário durante o exercício da profissão”, elogiou.
Após ouvir tantos elogios, Silvio Saul Müller agradeceu a família pela compreensão da importância da advocacia em sua vida, disse estar extremamente lisonjeado pelo recebimento da honraria e reconhecimento de seu trabalho pela Ordem, e, por fim, deixou uma mensagem aos advogados e advogadas catarinenses. “Quando na defesa de um cliente, procurem fazê-la com zelo, seriedade amor e dedicação à profissão. Procurem combater o bom combate. Agradeço à OAB pela homenagem recebida ainda em vida”, ressaltou.
Histórico da Medalha
Instituída em 1992, a Medalha João Baptista Bonnassis é a mais alta honraria da Seccional e reconhece o trabalho dos advogados que prestaram relevantes serviços à Justiça, ao Direito, à OAB ou ao aperfeiçoamento das instituições e dedicação às causas sociais.
Participaram da solenidade a direção da OAB/SC, Maurício Alessandro Voss (vice-presidente); Eduardo de Mello e Souza (secretário-geral); Luciane Mortari (secretária-geral adjunta); Juliano Mandelli (diretor tesoureiro); o presidente do TRE/SC, desembargador Fernando Carioni; o desembargador André Luís Dacol, representando os magistrados do Quinto Constitucional; a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Sandra Krieger; os conselheiros federais, Paulo Brincas, Tullo Cavallazzi Filho, Sabine Muller, Fábio Jeremias e José Sérgio da Silva Cristóvam; as conselheiras estaduais, Isabela Medeiros e Fernanda Sell Goulart; a presidente da CAASC, Cláudia Prudêncio; o secretário-geral da CAASC, Jorge Alencar Paixão de Bairros; a presidente da Subseção de São José, Herta de Souza; o presidente do IASC, Gilberto Lopes Teixeira; e o diretor do TED da OAB/SC, Anacleto Canan.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC