A OAB/SC concedeu, na noite desta sexta-feira (10), a Medalha João Baptista Bonnassis ao advogado Anacleto Canan. A mais alta honraria da Seccional foi entregue ao advogado pela dedicação e contribuição à advocacia catarinense.
Inscrito na OAB/SC desde o dia 18 de fevereiro de 1987, Anacleto Canan presidiu a Subseção de Concórdia duas vezes, além de ter atuado como conselheiro estadual e federal da Seccional catarinense em outras oportunidades.
O presidente da OAB/SC, Maurício Voos, foi o responsável pela entrega da comenda ao homenageado. “O Canan sempre foi como advogado uma pessoa extremamente ética, respeitosa, confiável, parceiro, amigo, eu acredito que todos os bons predicados se encaixam na pessoa do Canan”.
A presidente eleita, Claudia Prudêncio, acrescentou: “Homenagem mais do que merecida. Sou prova viva de tudo que ele já fez por todos nós nesses 22 anos de OAB/SC”.
O relator da propositura da homenagem junto ao Conselho, o conselheiro estadual Raphael Bigaton, também enalteceu a contribuição de Canan para a advocacia catarinense. “Ele é um merecedor, um dos maiores advogados do Estado. O Canan não é aquele líder que não quer que ninguém cresça, ele é aquele cara que alça, impulsiona, esse é o Canan. O cara que foi o pai e a mãe de um acordo de R$100 milhões em honorários advocatícios. Ele é um gestor brilhante. Se Santa Catarina é um exemplo para o Brasil e para o mundo, Concórdia é um exemplo para Santa Catarina, e tudo isso sobre a maestria do Anacleto Canan”.
Rafael Assis Horn, ex-presidente da OAB/SC, agradeceu: “Se a nossa gestão teve o reconhecimento que teve, muito disso se deve à dedicação e ao tempo que ele disponibilizou para a Ordem e, especialmente, ao Tribunal de Ética e Disciplina”.
Uma vida dedicada à advocacia
Emocionado, Canan discursou: “Agora, perante 25 anos na OAB/SC, minha missão institucional chegou ao fim. Nunca escondi de ninguém minha paixão pela OAB. Certa vez, fui acometido por uma grave crise de estresse e me obriguei a procurar um médico que orientou que eu me afastasse de todas as atividades não essenciais. Chegando em casa, comuniquei a minha esposa a decisão de me afastar de uma série de atividades, incluindo a OAB. Em resposta com a sensibilidade peculiar às mulheres, ela me disse ‘das outras atividades eu concordo mas, de todas elas, a OAB é a única que te faz bem’ e, realmente, sempre foi uma imensa alegria participar das atividades da OAB, pouco importando que tivéssemos que dirigir mil quilômetros a cada viagem. Não lembro de ter conquistado um único cliente pelo fato de ser dirigente da Ordem mas, paradoxalmente, os enfrentamentos que a Ordem me oportunizou me fizeram um homem muito rico. Rico de conhecimento, rico de experiências e rico de amizades”.
Histórico da medalha
Instituída em 1992, a Medalha João Baptista Bonnassis é a mais alta honraria da Seccional catarinense e reconhece o trabalho dos advogados e das advogadas que prestaram relevantes serviços à Justiça, ao Direito, à OAB ou ao aperfeiçoamento das instituições e dedicação às causas sociais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC